Aquecimento Solar X Eletricidade Solar

Aquecedores solares de água ou energia solar térmica consiste na conversão da radiação solar em energia térmica. A sua função é exclusivamente aquecer água. O que é importante saber é que nesse sistema é necessário um apoio elétrico ou a gás para manter essa água aquecida em dias de pouco sol ou de alto consumo. Nesse sistema é muito difícil ter uma medição precisa do retorno do investimento e da economia real gerada pelo sistema.

Os aquecedores são muito utilizados em regiões onde a temperatura média anual seja mais elevada pois é necessário calor para aquecer água.

Eletricidade Solar é a geração de energia elétrica a partir da radiação solar. Os painéis de energia solar Fotovoltaica são compostos por materiais semicondutores (sendo o silício cristalino o mais utilizado), cujos elétrons interagem com a radiação solar. O movimento destes elétrons produz uma corrente elétrica. Tal processo não deixa nenhum tipo de resíduo, por isso a energia Fotovoltaica é considerada limpa ou ecológica e silenciosa, já que não envolve nenhum movimento mecânico.

A energia solar Fotovoltaica é a eletricidade gerada a partir da luz do sol. Diferentemente dos coletores de energia solar térmica (cuja única função é aquecer a água através da captação do calor do sol), os painéis fotovoltaicos promovem uma transformação da luz solar em energia elétrica, cujo resultado é comprovadamente aplicável a todas as utilidades da energia elétrica convencional. Comprovadamente os painéis fotovoltaicos geram energia também com radiação difusa (sem a incidência direta do sol).

Regulamentado pela Aneel, é permitido no Brasil a geração de energia e compensação com a rede elétrica, aproveitando 100% da energia gerada no próprio local ou gerando créditos em Kw. Outro grande diferencial é o retorno do investimento, podendo ser medido e aferido com precisão no sistema fotovoltaico a produção efetiva do sistema em Kw é facilmente apurada, seja no próprio inversor ou no sistema de monitoramento wi-fi. Com isso o cálculo de rentabilidade do sistema fica disponível ao investidor. Longa vida útil e garantia de produção de 25 anos também são diferenciais do sistema que gera eletricidade a partir do sol.

Compartilhar:

Faça uma simulação