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Carro Elétrico VS Carro a Combustão

Há algum tempo ouvimos que o carro elétrico é o futuro e todo mundo está cansado de ouvir isso.  Essa mudança nos consumidores acontece lentamente e ainda há confusão sobre as características de Carro Elétrico VS Carro a Combustão.

É verdade que este é particularmente o caso agora que a Toyota Corolla híbrido chegou no Brasil, logo, nos próximos anos, essa forma de propulsão com certeza terá um grande crescimento.

Por exemplo, a marca Caoa Chery comunicou para a imprensa nacional, que tem uma estratégia que deve ser implantada nos próximos anos de vender no Brasil apenas veículos elétricos. A Solled Energia testou a tecnologia e aprovou.

Podemos então observar com esses movimentos que o carro elétrico realmente está ganhando mais espaço no Brasil.

Mas quais são as diferenças entre um carro elétrico e um carro a combustão?

Quais são as vantagens e desvantagens de cada um?

A seguir, você vai encontrar nos tópicos características que mostram as diferenças, vantagens e desvantagens entre um carro elétrico e um carro a combustão.

Motores elétricos e motores a combustão

Os motores que fornecem força motriz ao próprio veículo ou a outro sistema, são um dos componentes essenciais dos carros a combustão e dos veículos elétricos.

Embora os motores dos carros elétricos sejam maiores que os motores dos carros a combustão, ambos consistem em um rotor giratório e um estator estacionário.

Em veículos a combustão, escovas e um comutador permitem que o estator e o rotor entrem em contato.

Além disso, a corrente contínua (CC), criada por uma reação química na bateria, cria um campo magnético e gira o rotor. Até a ignição inicial, o motor recebe essa rotação. A rotação torna-se o movimento assim que o motor arranca.

Por outro lado, o estator e o rotor nos veículos elétricos não estão em contato. A CC é produzida por uma reação química dentro da bateria, em seguida, a CC é então transformada em corrente alternada (CA).

O rotor então gira como resultado do campo magnético produzido pela CA, que é então transmitido ao movimento. Aliás, existem campos eletromagnéticos entre o rotor e o estator nos veículos a combustão e elétricos. Esses campos são produzidos brevemente por veículos a combustão, mas são mais fortes e duram mais com veículos elétricos.

Portanto, as blindagens EMI, estruturas para proteger equipamentos sensíveis de interferências eletromagnéticas, são exigidas pelos projetistas de veículos elétricos para vedar e isolar gabinetes e caixas para eletrônicos delicados.

O saldo geral disso tudo é que o motor elétrico se compararmos com o motor a combustão em relação a capacidade de tracionar o veículo, consegue fazer isso sem precisar reduzir marchas.

Em outras palavras, veículos elétricos dispensam o uso do câmbio, porém ainda assim um bom número dos veículos elétricos disponíveis no mercado hoje em dia tem a caixa de transmissão.

Energia química e densidade de energia

A energia química é convertida em movimento em veículo a combustão e elétrico.

Este poder químico para o motor de combustão interna vem de um combustível como gasolina ou diesel.

A energia química para veículos elétricos é fornecida por uma bateria recarregável.

Por outro lado, combustíveis como gasolina e diesel têm alta densidade de energia porque são relativamente leves, mas produzem muita energia.

As baterias de veículos elétricos, por sua vez, são grandes (500 kg) e produzem pouca energia. Como caminhões pesados, trens e ônibus exigem muita energia para mover uma carga, a baixa densidade de energia das fontes de energia de veículos elétricos pode ser problemática.

Embora a fonte de energia dos veículos elétricos seja menos densa, os componentes dos veículos também são mais leves. Por exemplo, as vedações das portas em muitos caminhões pesados ​​movidos a diesel são construídas com borracha EPDM de elastômero acessível e resistente às intempéries.

Eficiência, torque e peso

Em termos de eficiência, os carros a combustão e veículos elétricos diferem um do outro.

O movimento alternativo dos pistões, ou para cima e para baixo, é convertido em movimento rotativo em veículos a combustão. Essa conversão resulta em uma perda considerável de eficiência e gera muito atrito e vibração.

Como o motor elétrico em um veículo elétrico já está girando, não há necessidade de converter o movimento alternativo em movimento rotativo.

Isso resulta em atrito e vibração mínimos e um aumento de 50% na eficiência (30% para veículo a combustão versus 80% para veículo elétrico). O torque, uma medida da força que impulsiona um objeto em torno de um eixo, também varia.

Para que os motores de combustão interna atinjam as rotações de torque por minuto (RPM) necessárias, os veículos têm uma variedade de marchas, incluindo velocidades baixas e altas.

O acelerador controla a velocidade de rotação, e a faixa de RPM ideal para o torque é entre 2.000 e 8.000.

Já os veículos elétricos têm apenas uma marcha e podem suportar uma faixa mais ampla de RPM.

A faixa de torque ideal está entre 0 e 20.000 RPM e é determinada pela frequência da corrente contínua.

Mas um veículo elétrico médio pesa mais do que um veículo a combustão (610 kg) devido às suas baterias volumosas (240 a 480 kg).

Custo de abastecimento

A eletricidade é mais econômica para abastecer um carro do que gasolina ou diesel.

Atualmente, o preço médio da eletricidade, por exemplo, no Reino Unido é de 14,4p por kWh.

Além disso, estima-se que o veículo elétrico médio custará apenas 4p por milha, com alguns dos modelos mais recentes, como o Nissan Leaf e +, custando apenas 3,7p.

Em contraste, o preço de um carro movido a gasolina por milha pode variar de 9,9p a 17,2p, dependendo do tamanho do motor.

Com base no tamanho médio do motor de 1.610cc para carros do Reino Unido, custa 11,8p por milha, ou três vezes mais que um veículo elétrico.

Vedação ambiental e isolamento térmico

A borracha industrial que pode fornecer forte resistência ambiental é necessária para veículo a combustão e elétrico.

Os fluidos automotivos devem ser mantidos limpos e vedados contra chuva, neve, sujeira, ferrugem e outros contaminantes do lado de fora do carro.

E os veículos elétricos são capazes de reter menos líquido do que os veículos a combustão.

Obviamente, não há tanque de combustível, mas os veículos elétricos também usam menos fluido de transmissão.

Mas é crucial levar em consideração se um veículo elétrico será exposto a vários tipos de produtos químicos ao projetar o selo.

É importante também que os projetistas de veículos lembrem que, durante o carregamento, as baterias dos veículos elétricos precisam ser mantidas frias.

A fuga térmica tem o potencial de acender as outras baterias em um pacote se uma bateria do pacote superaquecer.

Além disso, vulneráveis ​​a perfurações, essas baterias podem vazar eletrólitos se forem.

Por outro lado, as baterias com vazamentos podem ficar super aquecidas durante o carregamento.

Custos de manutenção

O custo de possuir um carro é influenciado por uma variedade de fatores, incluindo o combustível que o alimenta.

Além disso, os custos associados à manutenção do veículo, em particular, podem aumentar com o tempo.

Com os veículos a combustão, a manutenção do motor pode ser um dreno financeiro significativo, especialmente à medida que os veículos envelhecem.

No entanto, com o tempo, a substituição de correias, fluido de transmissão, líquido de arrefecimento e óleo do motor pode aumentar o valor.

Em contraste, os motores de combustão interna estão ausentes dos carros elétricos, então essas despesas são eliminadas.

Os proprietários de veículos elétricos evitam muitos dos custos recorrentes relacionados à manutenção do motor a combustão, como substituição de pneus e freios, seguro e reparo estrutural, que fazem parte da propriedade de qualquer veículo.

Os veículos elétricos não vêm sem custos, no entanto, o custo de uma nova bateria é a despesa de manutenção potencial mais significativa para um veículo elétrico.

Ao contrário de uma bateria convencional de veículo a combustão, a grande e complexa bateria recarregável de um carro elétrico é continuamente descarregada e recarregada, causando degradação e perda de alcance ao longo do tempo.

Os fabricantes normalmente fornecem uma garantia de bateria para cobrir a substituição no caso improvável de que a bateria do seu carro elétrico precise ser consertada.

No entanto, substituir a bateria do seu carro elétrico é uma despesa cara se o seu carro não estiver coberto pela garantia.

Embora seja um risco que você corra ao dirigir um carro elétrico, a grande maioria dos proprietários de veículos elétricos não precisará substituir a bateria do carro.

Descontos e incentivos

A ampla gama de incentivos federais e estaduais disponíveis é um fator chave na escolha de um veículo elétrico.

Esses descontos e incentivos ajudam a tornar o “tornar-se elétrico” mais viável financeiramente, compensando o custo normalmente mais alto de um veículo elétrico.

Os descontos e incentivos para veículos elétricos mudam com frequência, por isso é fundamental saber que tipos de incentivos são oferecidos perto de você.

A disponibilidade de incentivos para a compra de carros elétricos, combinada com seus preços em constante declínio, tornaram a compra de um veículo elétrico uma escolha sábia de energia e financeira.

Dito tudo isto, os veículos elétricos não são para o estilo de vida de todos, mas podem ser uma escolha financeira sábia quando comparados às inúmeras despesas associadas à compra e manutenção de um ICE.

Por fim, se você tem interesse em conhecer mais sobre energia limpa e como ela pode ajudar você a economizar bastante? Entre em contato com a nossa equipe e confira como podemos ajudar.

MARA ANDREA SCHWENGBER

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