fbpx

Energia Solar em Hospitais: tudo o que você precisa saber!

A energia solar em hospitais e clínicas é uma opção realista que proporciona benefícios financeiros significativos e eleva o valor do setor.

Além dos custos de funcionamento, hospitais e clínicas médicas consomem uma grande quantidade de energia.

Por isso, é fundamental e vital que as empresas implementem iniciativas de redução de custos para garantir sua viabilidade e crescimento a longo prazo.

Existem 10 indústrias nos Estados Unidos que usam mais eletricidade do que cuidados de saúde.

A crescente necessidade de energia pode ser atribuída à prevalência de máquinas de ponta que devem funcionar 24 horas por dia, sem mencionar a necessidade de iluminação e refrigeração adequadas.

Para ajudá-lo a saber mais sobre energia solar em hospitais, elaborei este artigo com informações importantes.

Então, acompanhe até o fim!

A importância da energia solar em hospitais

O sistema de emergência é acionado automaticamente após uma interrupção de energia por meio de geradores de energia elétrica quando há falta, desligamento ou corte de energia das concessionárias.

Como resultado, a UTI, o centro cirúrgico e o pronto-socorro podem funcionar normalmente.

Por fim, o alto custo desses geradores muitas vezes coloca hospitais e clínicas em risco de perder dinheiro.

Hospitais sustentáveis são tendência

Os recursos naturais estão sendo conservados em projetos de saúde, que representam o segundo maior uso de energia por metro quadrado, e os conceitos de projetos sustentáveis ​​estão se tornando a norma.

Por isso, construir um hospital de forma ecologicamente correta é ainda mais benéfico para os pacientes, de acordo com especialistas da área.

Se o sistema precisar ser adaptado, no entanto, mais cuidado deve ser tomado para garantir que o trabalho de profissionais e clientes não seja interrompido.

O Green Building Council (GBC) é uma das organizações no mundo hoje que certifica edifícios clínicos como hospitais sustentáveis ​​em todos os seus aspectos.

O LEED® for Healthcare foi projetado por essa organização para atender às necessidades especiais de um hospital, que são completamente diferentes das de um edifício comercial.

A tipologia enquadra-se na categoria LEED® New Construction & Substantial Renovation, que se destina tanto a novas construções como a grandes renovações, de acordo com os esquemas de certificação GBC.

Ao combinar esses dois, podemos criar a designação LEED® BD+C (Building Design+Construction), que é amplamente utilizada no Brasil e concedida a hospitais de todo o país.

Benefícios da energia solar em hospitais

A energia solar é uma forma de energia renovável e com muito potencial especialmente porque é uma energia que vem da luz e calor do sol. Então, é uma energia muito vantajosa para atender as demandas da sociedade.

Confira abaixo as vantagens da energia solar em hospitais.

1. Planejamento financeiro e monitoramento

Você pode economizar até 99% em seu custo de eletricidade usando energia solar. Hospitais e clínicas podem recuperar todas essas economias fazendo investimentos adicionais de aquisição.

Como os sistemas fotovoltaicos fornecem plataformas de monitoramento em tempo real, os preços da eletricidade podem ser previstos com total certeza.

O potencial de geração do sistema, a economia e a quantidade de CO2 que a instalação ajudou a erradicar da atmosfera podem ser determinados dessa maneira.

2. O retorno da energia solar para hospitais e clínicas médicas

A energia solar tem vários benefícios para hospitais e clínicas médicas, mas vamos nos concentrar em dois: economia de custos e marketing ambiental.

Coloque os custos de manter todos os equipamentos hospitalares ou clínicos em funcionamento na ponta do lápis. A conta mensal de energia, que inclui impostos, taxas e tributos, provavelmente será a maior parte de suas despesas mensais.

A energia solar tem isso como seu principal benefício. Você pode economizar até 95% em seu custo mensal de serviços públicos se tiver capacidade de geração suficiente instalada.

Considere quanto dinheiro você poderia economizar a cada ano se gerasse toda a sua própria energia. Certamente, haveria mais dinheiro disponível para futuros investimentos e expansão?

No entanto, você pode se perguntar: “OK, as economias são substanciais? Vale a pena?”

O retorno do investimento (ROI) para sistemas de energia solar é significativo em comparação com outros tipos de investimento, portanto, você deve saber disso será pago integralmente e você verá uma redução em suas despesas mensais.

Ao utilizar um tipo de energia renovável e não poluente, hospitais e instalações médicas podem demonstrar a sua preocupação com o meio ambiente e com o futuro da sociedade, o que eleva o seu negócio a um novo patamar de profissionalismo e responsabilidade social.

Esse “marketing verde” pode ser usado para promover consumidores preocupados com o meio ambiente, e essa tendência vem aumentando rapidamente nos últimos anos.

Estão incluídos neste grupo de consumidores aqueles que valorizam e utilizam produtos e serviços baseados em práticas sustentáveis.

3. Energia limpa

É difícil pensar em uma indústria que exija tanta energia renovável e tão pouca manutenção quanto esta. No setor de saúde, a energia solar é uma aposta certa.

Enquanto o sol estiver brilhando, teremos acesso a energia renovável e gratuita. Mesmo quando o sol não está brilhando, os painéis solares ainda são capazes de gerar eletricidade, apesar da falta de luz solar.

4. Melhora a imagem da sua clínica ou hospital com o marketing verde

Quando o assunto é satisfação do cliente, o mercado privilegia as empresas que se preocupam com o meio ambiente e utilizam práticas ecologicamente corretas.

5. Facilidade de aquisição

Uma ampla gama de alternativas de financiamento torna mais fácil para hospitais e clínicas colocarem as mãos em um Sistema Fotovoltaico.

Existem muitas opções de financiamento de projetos e, dependendo do tamanho da planta, você pode financiar até 100% do custo. Como resultado, é fundamental procurar a empresa de instalação com a melhor combinação de benefícios e valor para o seu negócio.

6. Placas solares fotovoltaicas recebem estímulos fiscais para hospitais

O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) oferece aos hospitais acesso a taxas de juros especiais para projetos que incluem energia solar fotovoltaica e eficiência energética.

De acordo com a Lei Federal nº 13.203, de 8 de dezembro de 2015, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) concedeu descontos nas tarifas de uso dos sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica nos hospitais que optarem por ir com um sistema de energia distribuída.

Esses descontos precisavam ser pelo menos cinquenta por cento mais baixos do que a taxa padrão.

Ou seja, além de ter linhas de crédito particulares, também estão disponíveis incentivos monetários para os hospitais que decidem instalar painéis solares fotovoltaicos.

Por isso, investir em energia solar em instalações médicas pode reduzir o valor gasto com eletricidade e, ao mesmo tempo, aumentar o nível de atendimento prestado aos pacientes.

Aliás, os painéis solares de hoje têm uma vida útil entre 25 e 30 anos quando mantidos adequadamente. Prevê-se que o retorno do investimento seja de três a oito anos, dependendo do projeto.

Fica claro que investir em energia solar fotovoltaica é uma empreitada sem riscos e que resultará em certo lucro se for considerado um horizonte de tempo de 30 anos para a operação das placas e em torno de 15 anos para os investidores. É uma tendência que não vai embora tão cedo.

E aí, achou bacana este conteúdo? Não se esqueça de compartilhar este conteúdo e me conta nos comentários sua opinião!

Compartilhar:

Faça uma simulação