fbpx

Energia Solar em Supermercados: Como funciona? Benefícios?

Você já considerou o impacto positivo que um projeto de energia solar para supermercados e padarias pode ter?

Não há dúvida de que padarias e supermercados utilizam a maior parte da eletricidade de todos os negócios.

Como resultado, os edifícios comerciais podem se beneficiar muito com o uso da Energia Solar. Fica claro que o custo da energia é uma das maiores despesas dos proprietários dessas empresas, dada a quantidade de equipamentos elétricos que ficam ligados continuamente.

Quer saber mais sobre as vantagens que supermercados, padarias e outros negócios semelhantes podem obter ao utilizar sistemas de energia fotovoltaica? Então, acompanhe as próximas linhas.

O que é e como funciona a energia solar? 

Devemos primeiro explorar alguns fatos sobre essa fonte alternativa de energia antes de podermos avaliar suas vantagens para os supermercados.

O termo “energia solar” refere-se a um sistema que aproveita o poder do sol para gerar eletricidade. Os painéis solares, baterias e inversores solares podem ser usados para coletar a luz solar, armazenar a energia e depois convertê-la de corrente contínua para corrente alternada.

Para que um sistema solar funcione, ele deve ser instalado por uma empresa bem versada no campo e ter um kit de instalação abastecido com as peças mais essenciais.

Um inversor e estrutura de montagem estão incluídos no pacote, com painéis solares e uma caixa de strings (ou caixa de junção).

Como a empresa instaladora já possui contatos e fornecedores confiáveis no mercado para implantação, todos os materiais podem ser obtidos juntos, bem como projeto elétrico e instalação.

Por que os supermercados devem considerar investir em  energia solar?

Para pequenos ou grandes supermercados, os preços da eletricidade podem ser extremamente altos. Luzes, equipamentos de refrigeração e outros aparelhos que consomem a rede elétrica são os responsáveis por grande parte desses custos.

Além disso, considere o aumento das contas de eletricidade e quedas de energia em várias partes do país. Quanto mais energia você usar, mais dinheiro terá que gastar.

Um benefício da energia solar nesse contexto é que ela pode ajudar proprietários de pequenas, médias e grandes empresas que estão lutando para pagar seus custos de serviços públicos e acabam prejudicando seus resultados.

Além de economizar dinheiro na conta de eletricidade, os sistemas de energia solar podem se pagar em menos de 4 a 6 anos, tornando-os uma opção superior às formas mais tradicionais de geração de energia.

Como resultado das melhorias tecnológicas no mercado solar, os equipamentos estão cada vez mais acessíveis e o pessoal mais qualificado está se tornando disponível para realizar a instalação de forma criteriosa e responsável.

Que tal conhecer mais sobre energia solar em supermercados? Confira aqui o case do nosso cliente Franck Muller, um sistema de energia fotovoltaica instalado na cidade de Parobé e dois sistemas de energia fotovoltaica instalados na cidade de Taquara.

Benefícios da energia solar para pequenos e grandes mercados

Mesmo que você ainda não esteja convencido, aqui estão alguns dos benefícios desse tipo de negociação:

  1. Redução na conta de energia elétrica

Nos primeiros estudos de energia solar, a carteira do consumidor era a consideração mais importante. Este é o caso em seu mercado também.

É possível economizar até 95% no custo elétrico após a instalação. Os empresários estimam que vão economizar até R$ 40 mil em custos de energia elétrica no primeiro ano de implantação.

  1. Retorno do investimento

Este é um argumento convincente a favor da mudança para a energia solar.

Na maioria dos casos, o retorno do investimento é rápido, com a maioria dos investidores vendo o retorno do seu dinheiro dentro de três a cinco anos.

Então ainda há mais para descobrir!

O sistema fotovoltaico do Projeto Solar vem com garantia de 25 anos, então você economizará na conta de energia por pelo menos 20 anos após a compra.

  1. Instalação simplificada e baixa manutenção

Para muitos empreendedores, a instalação de um sistema de energia solar pode parecer uma tarefa assustadora, mas a realidade é que o surgimento de organizações especializadas no setor deu a mais pessoas a confiança para prosseguir.

Além disso, os painéis solares são conhecidos por sua manutenção barata, uma despesa que só precisa ser considerada uma vez por ano para limpar o material, ou a cada seis meses para regiões com maiores taxas de vento ou poluição.

  1. Reinvestir o valor economizado

O dinheiro economizado pode ser usado para modernizar a área de conforto do restaurante, adquirir equipamentos mais atuais e econômicos e minimizar os gastos com manutenção, o que levará a um consumo mais eficiente.

As possibilidades são infinitas! Você pode contratar mais pessoas, estender seu horário comercial ou investir em publicidade e sustentabilidade, por exemplo.

Pense em todo o dinheiro que você economiza na conta de energia como uma oportunidade para melhorar sua receita e atrair novos clientes.

  1. Linhas de financiamento

Para pessoas que desejam instalar um painel solar, o Brasil oferece atualmente cerca de 70 tipos diferentes de crédito.

Esses programas fornecem financiamento e subsídios para a compra e instalação de painéis solares no seu negócio.

  1. É um meio renovável

Existem inúmeros benefícios ambientais em ter uma fonte de energia solar a longo prazo.

Os mercados podem transmitir sua preocupação com a sustentabilidade e incentivar mais ações para estimular a implantação da energia solar em solo brasileiro por esse caminho.

Os consumidores estão mais preocupados com questões ambientais que podem afetar as gerações futuras, como a produção de CO2 e o aquecimento global.

Este tipo de pensamento está muito de acordo com os tempos de hoje.

  1. Novas tecnologias

Novas tecnologias, além de pessoal mais treinado, são um grande benefício para pequenos e grandes mercados que desejam utilizar a energia solar.

Devido aos avanços técnicos, os custos dos materiais de instalação de um sistema fotovoltaico diminuíram significativamente, resultando em um menor investimento inicial para sua empresa.

  1. Mercado em crescimento

O Brasil tem capacidade para produzir 15 trilhões de megawatts por ano, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Este é um número significativo para esta nação tropical, uma vez que atrai a atenção dos investidores em energia solar.

Um maior apoio financeiro nesta área levará a bens e serviços relacionados ao sistema fotovoltaico de maior qualidade, abrindo as portas para pequenos e supermercados em um mercado em constante expansão.

  1. Valorização do imóvel e da marca

Você está valorizando seu imóvel e sua marca quando gasta dinheiro na fachada, letreiros ou estrutura do seu supermercado, não está?

Mesmo que os painéis solares estejam enterrados no telhado, você ainda pode aproveitar o apelo ambiental a seu favor em seu marketing.

Portanto, certifique-se de ter em mente que há muitas pessoas que querem comprar em estabelecimentos que respeitam o meio ambiente.

A importância de contar com uma empresa especializada

É possível melhorar a competitividade da empresa cortando custos operacionais, que podem ser usados para potencializar o próprio negócio.

Ou seja, se você quiser economizar no final do mês, considere instalar um sistema de energia solar.

Afinal, a tecnologia do sistema de energia solar não é apenas eficiente, mas também positiva para o meio ambiente.

Conheça os projetos fotovoltaicos da nossa empresa se você quiser juntar essas ideias e ter sucesso.

A escolha de um fornecedor profissional com histórico comprovado no mercado é essencial para a eficiência energética de sua organização.

Continue nos acompanhando no blog, pois sempre trazemos um conteúdo novo relacionado ao universo da energia solar.  Já pensou em instalar um sistema fotovoltaico? Tem mais dúvidas sobre o funcionamento, benefícios e payback? Fale com um dos nossos especialistas em energia solar e solicite seu orçamento sem compromisso.

Compartilhar:

Faça uma simulação