fbpx

Energia solar em tempos de mudanças climáticas

O calor excessivo, o frio fora de época, o efeito estufa, o aquecimento global, entre outros tantos assuntos, se tornam cada vez mais preocupantes. As mudanças climáticas têm grande impacto, não somente no meio ambiente, como também na economia. O problema mais recente é a crise hídrica, causada nos últimos meses pela estiagem, o que faz com que produtos e serviços fiquem mais caros.

Como a crise hídrica tem relação com a produção de energia elétrica, ela impacta diretamente na conta de luz, o que pesa muito no bolso do consumidor, que vem sofrendo também com a crise econômica causada pela pandemia. Como todos os setores da economia dependem da energia convencional, os aumentos tarifários são muito prejudiciais para o orçamento. Para escapar dessa alta dos preços e economizar, muitas pessoas e empresas optam pela energia solar, produzida pelos sistemas de painéis fotovoltaicos.

No Rio Grande do Sul, terceiro estado brasileiro em potência instalada, a crise hídrica vem impulsionando o mercado de energia fotovoltaica. A geração de energia limpa e renovável é uma forma escapar dos aumentos constantes na conta de luz e uma adaptação aos cenários que surgem por causa das mudanças climáticas. Além de ser uma tecnologia com menos impacto ambiental, o sistema fotovoltaico possibilita o crescimento econômico sustentável para diversos setores, que despertam cada vez a mais o interesse em instalar uma usina fotovoltaica.

Uma década como especialista no mercado fotovoltaico, a Solled Energia é pioneira no Brasil em soluções para geração de energia por meio da radiação do sol. Conforme a diretora da empresa e coordenadora estadual da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSolar), Mara Schwengber, para todos os públicos vale a pena investir em energia solar, o que muda é o retorno do investimento. “Hoje já é possível trocar o valor da conta de luz pela parcela do financiamento”, destaca. A Solled acredita que a energia fotovoltaica é possível para todos, através de políticas de incentivo à inovação, que facilite o acesso a toda população.

Compartilhar:

Faça uma simulação