fbpx

Energia solar: um investimento que vale a pena

Edson e Emerson Halmenschlager

Esta semana temos a história de mais uma empresa familiar que investiu em energia solar para gerar energia limpa e tornar o seu negócio mais sustentável. De olho na economia que a tecnologia poderia proporcionar na conta de energia elétrica da Funerária Halmenschlager, os irmãos Edson e Emerson Halmenschlager apostaram nas placas solares. O investimento gera energia limpa para todos os locais onde a funerária atua em Santa Cruz do Sul, Vale do Sol e Vera Cruz.

Os empreendedores tiveram conhecimento sobre energia solar por meio de mídias e de um amigo que trabalha no setor. O investimento em energia renovável surgiu do anseio em baixar os custos mensais com a conta de luz, que passava dos R$ 6 mil. Mesmo com oscilações de valores, em virtude da utilização das capelas, atualmente, a conta de energia da empresa varia em torno de R$ 600,00. “Estamos muito satisfeitos. Muito feliz com o projeto. Vale muito a pena, um investimento que se paga e depois se tem retorno”, declarou Edson.

As micro usinas fotovoltaicas da funerária foram instaladas em janeiro deste ano, com 76 módulos no escritório principal e 95 módulos nas duas capelas mortuárias localizadas junto ao Cemitério Municipal, em Santa Cruz do Sul. Ao todo são 171 placas solares que geram energia solar para os dois locais e também para as sedes da empresa em Vale do Sol e Vera Cruz, bem como para as capelas mortuárias do Cemitério Paz Eterna, no bairro santa-cruzense Santo Antônio.

O investimento em energia solar demonstra o quanto a empresa, que além de amenizar a dor da despedida, está preocupada com o meio ambiente e com a sustentabilidade do negócio. A história da empresa começou em 1989, em Vale do Sol, quando o avô dos empreendedores, que era pedreiro e coveiro, foi instigado pelo proprietário de uma funerária a assumir o negócio. Na época, ele passou a administração para o filho, pai dos empresários Edson e Emerson, que assumiram a função em 1995. Esse mesmo ano marcou a inauguração da Funerária Halmenschlager em Santa Cruz do Sul.

Conforme Edson foi uma trajetória com início bem difícil, com uma concorrência acirrada. Entretanto, a história de energia desta semana é um exemplo de prosperidade, pois mostra que dedicação, respeito e seriedade no que se faz são cruciais para o sucesso de um empreendimento. Com 19 colaboradores, a empresa mantém um plantão de atendimento por 24 horas e oferece planos assistenciais, atestado de óbito, translado, ornamentação, preparação, embalsamento e cremação, em parceria com o Memorial Crematório São José, de Caxias do Sul.

MARA ANDREA SCHWENGBER

plugins premium WordPress
Faça uma simulação