fbpx

Indústrias cada vez mais sustentáveis com a geração de energia solar

No Dia da Indústria, o segmento de geração distribuída solar fotovoltaico ressalta o quanto a produção de energia limpa e renovável está em expansão. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o setor industrial possui em números 10.705 sistemas instalados no Brasil, o que representa 2,3% do total. Já de potência instalada é 464,3 MW, representando 8,5% do montante.

A instalação de usinas fotovoltaicas é uma opção voltada para a economia na conta de luz e para a preservação do meio ambiente, o que torna as indústrias cada vez mais sustentáveis. A Solled Energia, de Santa Cruz do Sul, é uma empresa do ramo com 10 anos de história e com as melhores tecnologias do mercado. São mais de 1.800 sistemas conectados na rede, representando 42 MW de potência instalada (maio/2021). Um dos projetos para indústrias de responsabilidade da Solled é no segmento de alimentação, que possui um consumo de energia bastante elevado, com impacto direto na gestão do negócio.

A Refeições Ao Ponto, indústria santa-cruzense com mais de 25 anos de trajetória, é referência em alimentação coletiva em todo o Brasil. Uma empresa em constante crescimento e evolução, que tem a energia solar como uma grande aliada dos seus negócios. A usina fotovoltaica foi instalada no fim de 2019, com uma expectativa de redução de em torno de 40% do consumo total de energia elétrica. Composto por 526 módulos e três inversores, o sistema tem uma potência total de 178,8 Kwp.

Conforme o diretor Comercial da Refeições Ao Ponto, Luis Lawisch, o investimento total ficou em torno de R$ 500 mil e, de acordo com a análise realizada pela empresa, o retorno do valor deve acontecer em um prazo de três anos e meio, ao considerar uma taxa de 12% ao ano. “Em junho de 2019, depois de analisar várias propostas optamos pela Solled Energia como nosso parceiro para viabilizar a instalação, dado seu portfólio de obras já realizadas, qualidade dos equipamentos e custo competitivo”, ressalta o diretor.

A Refeições Ao Ponto busca que suas atividades sejam realizadas com o mínimo de impacto ambiental. Há 12 anos, a empresa utiliza a energia solar para aquecimento de água na matriz. Entre as outras ações de sustentabilidade estão os programas internos de redução de desperdícios continuamente, tanto em sobras sujas como em excedentes de produção; na utilização racional de recursos como água e luz; na substituição de materiais descartáveis; e na utilização de produtos orgânicos em parceria com produtores locais.

Compartilhar:

Faça uma simulação