fbpx

Quais benefícios da energia solar?

O termo “energia verde” refere-se a um sistema associado à energia fotovoltaica, que utiliza a luz solar para gerar eletricidade, tornando-a uma alternativa renovável e ambientalmente amigável à energia convencional.

De acordo com estudos realizados pela Agência Internacional de Energia (AIE), a energia renovável é a fonte de energia que mais cresce no mundo e está em vias de se tornar a mais utilizada até 2035. Até 2030, os investimentos em energia renovável poderão atingir US$ 440 bilhões, segunda a Agência Internacional de Energia.

Continue lendo o artigo para conhecer os benefícios da energia solar, uma fonte de energia em constante crescimento.

1. Benefícios da energia solar: A diminuição da poluição e a eliminação de taxas de carbono
Os indivíduos, assim como os governos e as grandes corporações, são responsáveis pela preservação de nosso meio ambiente. Como resultado, cabe a você tomar decisões em sua vida diária que ajudarão a reduzir os efeitos negativos sobre o meio ambiente. A energia solar pode ser um poderoso aliado na luta contra a poluição e a eliminação de taxas de carbono.

Como este recurso é visto como limpo, ele é preferido em relação a outras fontes de energia, como as usinas térmicas, que geram energia por meio do carvão.

2. Benefícios da energia solar: Pouca demanda de manutenção
Como resultado do fato de os sistemas de energia solar serem compostos de apenas dois componentes principais – painéis solares e inversores – eles requerem pouca manutenção. Após a instalação do sistema, a única manutenção necessária é a limpeza e inspeção dos painéis solares no telhado. Este equipamento, assim como os inversores, é projetado para operar de modo contínuo.

Não apenas isso, o período de existências dos componentes do sistema fotovoltaico é extremamente longo. Por isso, está mais do que claro que a pouca demanda de manutenção faz parte de uns benefícios da energia solar.

3. Benefícios da energia solar: energia infinita

A princípio dado que o sol é a fonte de produção de energia fotovoltaica, podemos prever com confiança que esta alternativa continuará indefinidamente. Ora, o sol será sempre a estrela mais brilhante e mais central de nossa galáxia. Seja qual for o clima, a luz solar estará sempre presente, seja mais forte ou mais fraca em dias específicos da semana.

Por fim, vale dizer que a energia solar é vista como limpa, natural, ilimitada e que pode ser renovada.

4. Benefícios da energia solar: O valor da conta de energia é reduzido
O uso da energia solar fará uma diferença financeira substancial em sua vida, logo, certamente faz parte dos benefícios da energia solar. Quando este tipo de sistema de geração é instalado em uma casa ou empresa, é possível produzir 100% da energia que é consumida. Isto significa que o valor de sua conta será reduzido em até 95 por cento, e a redução será efetiva imediatamente. É necessário apenas pagar a taxa obrigatória e impostos, à empresa de serviços públicos. Não há outra exigência.

As únicas despesas associadas a um sistema de energia fotovoltaica são aquelas associadas à limpeza periódica dos painéis. Dito de outra forma, se levarmos em consideração o fato de que a energia solar é uma fonte de energia sem custo, podemos dizer que o usuário deste tipo de alternativa experimentará economias significativas em seu orçamento doméstico.

5. Benefícios da energia solar: aumento no valor do imóvel
A energia solar, certamente, proporciona um benefício adicional na forma do potencial de valorização da propriedade. Dado o fato de ser uma fonte de energia limpa e significativamente menos cara, é possível que um proprietário tenha maior liberdade para instalar e usar equipamentos eletrônicos em sua casa sem medo de ser surpreendido por uma conta surpresa no final do mês.

Além disso, os sistemas de geração de energia solar estão mais estreitamente associados aos imóveis contemporâneos e ousados, o que pode refletir na apreciação das casas que foram construídas com esta tecnologia desde o início de sua construção.

6. Benefícios da energia solar: Um investimento com uma relação custo-benefício favorável
Mais um dos benefícios da energia solar, é que a quantidade de dinheiro necessária para investir em um projeto de energia fotovoltaica em casa, nos negócios ou na indústria continua sendo a barreira mais significativa para aqueles que procuram implementar um. Este tipo de instalação de sistema está claramente associado a um alto gasto financeiro no Brasil, mas a quantia varia muito de um local para o outro.

Tudo depende de uma variedade de fatores, incluindo a quantidade de energia consumida pela propriedade e o quão bem ancorado o local está ao solo. É importante notar que não faz diferença quanto dinheiro você investe para dá início a produção de energia solar: os benefícios econômicos que este sistema proporciona, quando comparado a um sistema convencional, representam uma redução na conta de energia elétrica de no máximo 98%.

Além disso, mesmo que o Retorno do Investimento (ROI) varie de acordo com o consumo, ele normalmente é realizado dentro de um prazo médio de seis anos. Por fim, considere que o equipamento tem uma expectativa de vida útil de 25 anos. Em outras palavras, isso quer dizer que você terá algo em torno de 19 anos para gerar energia solar com todo o seu investimento completamente feito.

7. Benefícios da energia solar: Sustentabilidade

Mais um elemento que precisa ser mencionado em relação às vantagens da energia solar é a preocupação com o meio ambiente. Ao contrário de outras formas de geração de energia, esta é completamente limpa e renovável, resultando em nenhum desperdício e nenhum impacto negativo sobre o meio ambiente.
Ainda mais significativo, à medida que a energia solar se torna mais amplamente utilizada, seja em edifícios residenciais, comerciais ou ambos, espera-se que a demanda por fontes de geração de energia nocivas ao meio ambiente, tais como energia hidrelétrica e nuclear, diminua significativamente. Portanto, quando você escolhe instalar um sistema de geração de energia solar em sua casa, você está contribuindo diretamente para a preservação da natureza ao reduzir sua dependência de energia derivada de fontes não-sustentáveis.

8. Benefícios da energia solar: Tecnologia de ponta
Segunda uma pesquisa realizada pelo Greenpeace, a grande maioria das pessoas tem interesse ter um sistema de energia solar. A realidade é que algo em torno de dez mil pessoas no Brasil, dos 70 milhões de consumidores de eletricidade do país, estão atualmente produzindo sua própria energia através de sistemas fotovoltaicos.
Estes dados mostram que, apesar de existirem inúmeros ferramentas para a aquisição deste tipo de sistema atualmente, a energia solar ainda é utilizada apenas por uma pequena porcentagem da população.
Eles têm o hábito de adotar tecnologias logo no início de seu desenvolvimento e são referidos como “os primeiros a adotar”.

A aquisição da tecnologia mais atualizada, neste caso, é acompanhada de um retorno financeiro atraente, bem como de uma viabilidade a longo prazo. Isso significa que você poderá afirmar que seu imóvel, seja ele comercial ou residencial, é considerado autossuficiente em energia… O uso da energia solar tem uma série de vantagens tanto para o usuário quanto para o meio ambiente, como demonstramos neste artigo.

Seu imóvel é valorizado mais alto, o ecossistema é protegido e, além disso, existem a possibilidade de estar um passo à frente da concorrência quando se trata dos últimos avanços tecnológicos. Por fim, acredite quando digo que esta é uma situação vantajosa para todos, sem consequências negativas.

9. Benefícios da energia solar: Monitoramento em tempo real
O desempenho dos sistemas fotovoltaicos que foram instalados pode ser monitorado em tempo real usando um aplicativo que pode ser baixado para um smartphone. Além de fornecer informações sobre os benefícios ambientais do sistema, tais como emissões de CO2 e plantio de árvores.

Obrigado por ler este artigo sobre os benefícios da energia solar. Esperamos que o artigo tenha te ajudado.
Se tiver alguma dúvida ou sugestão, ficamos à disposição!

Compartilhar:

Faça uma simulação