É sabido que a energia solar tem enormes benefícios ambientais.
Muitas pessoas não percebem, no entanto, que essa energia também pode ter um bom impacto na sociedade de outras maneiras.
A seguir, comentarei cada impacto ambiental social que a energia solar promove na sociedade.
Boa leitura
Geração de empregos
Como ponto de partida, vamos falar sobre como a energia solar se saiu excepcionalmente bem e se tornou uma referência neste campo: ajudou a criar empregos.
A ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) estima que até o ano de 2035 o setor de mini e microgeração distribuída no Brasil terá criado mais 672 mil empregos no Brasil, assumindo que o paradigma regulatório delineado na Resolução Normativa – REN nº 482/2012 é seguido.
Nos últimos anos, a indústria solar tem sido o setor de energia renovável que mais gerou empregos no mundo.
A energia solar fotovoltaica (do tipo que emprega células fotovoltaicas para gerar eletricidade a partir da energia solar) foi responsável por 3,6 milhões dos 11 milhões de empregos criados por energias renováveis em 2018 em todo o mundo, segundo a IRENA (Agência Internacional de Energias Renovávei).
Cada megawatt de energia gera cerca de 30 novos empregos em todo o mundo, segundo dados do setor (para se ter uma ideia, só em 2019, o Brasil teve um acréscimo de mais de 7.000 megawatts instalados). Cargos de fabricação, instalação e manutenção estão disponíveis neste setor.
Impactos ambientais da manufatura de placas solares
A maioria dos painéis solares atualmente são fabricados na China.
Existem muitos processos envolvidos nesse método, incluindo a produção de silício, a impressão de circuitos elétricos, a conexão de células solares e muito mais.
A fusão do vidro e a cristalização do silício requerem uma grande quantidade de energia neste processo.
Embora apenas um pequeno número de empresas chinesas tenha instalado painéis fotovoltaicos, o sistema elétrico da China está gradualmente se tornando mais ecológico.
Como resultado, a energia necessária para construir painéis solares virá cada vez mais de fontes renováveis.
Além disso, as técnicas de produção de painéis solares melhoram ano após ano, consumindo menos energia e tornando-se mais eficientes.
Acesso à energia
Nossas vidas estão inextricavelmente ligadas à eletricidade. Existem tantas maneiras de depender da eletricidade em nossas vidas diárias que visualizar a vida sem ela é quase impossível hoje em dia.
No entanto, de acordo com um relatório do Banco Mundial de 2019, mais de 10% da população mundial ainda não tem acesso à eletricidade.
Além disso, a situação no Brasil não é a melhor. Só a região amazônica tinha mais de 990.000 pessoas sem acesso à eletricidade, segundo levantamento realizado no mesmo ano pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente. A energia solar entra em jogo neste cenário com acesso limitado a bens essenciais.
Eles descobriram que a instalação de energia solar fotovoltaica seria uma solução eficiente para ajudar essas vilas com pouca ou nenhuma eletricidade e , portanto, estão investindo muito dinheiro nesse setor.
O acesso à informação e comunicação é viabilizado por meio de projetos em comunidades remotas (com meios eletrônicos antes inviáveis).
O setor pesqueiro, por exemplo, vê um aumento significativo na lucratividade devido à capacidade de refrigerar alimentos (é importante notar que muitas comunidades isoladas vivem da pesca).
Sistemas de bombas hidráulicas que fornecem água limpa podem ser instalados nessas áreas, eliminando a necessidade de deslocamentos frequentes ao rio para buscar água, o que pode economizar tempo e dinheiro para os moradores da comunidade (o que pode até causar doenças).
Outro benefício importante da energia solar fotovoltaica é que ela permite que muitas comunidades fiquem livres do óleo diesel, que pode causar graves doenças respiratórias e oculares se usado em altas concentrações (como em lâmpadas, por exemplo). A saúde dessas pessoas também é afetada pela energia solar dessa maneira.
Redução na pegada de carbono
Na ciência ambiental, o termo “pegada de carbono” refere-se à quantidade total de dióxido de carbono (CO2) emitido durante um determinado período de tempo.
O CO2 se acumula na atmosfera terrestre quando liberado em grandes quantidades, resultando em mudanças climáticas. Sendo assim, limitar a pegada de carbono é fundamental para que o meio ambiente seja preservado.
Mesmo que pareça impossível reduzir sua pegada de carbono, não é tão difícil quanto você pensa. As fontes de energia renováveis são uma das escolhas-chave.
O desenvolvimento da energia solar fotovoltaica é um bom exemplo, pois as emissões de CO2 são mínimas durante o processo de geração de eletricidade.
Permitindo que as empresas operem de forma mais sustentável e reduzam seu efeito ambiental e pegada de carbono, o sol fornece uma fonte de energia infinita e renovável.
Além disso, é uma fonte de energia mais econômica, com uma redução de 95% nos custos mensais de energia.
Projetos de inclusão internacionais
A EGP (Enel Green Power), por exemplo, tem um programa que dá acesso ao Cinesolar a famílias de baixa renda.
É uma iniciativa cooperativa para transformar uma van em um cinema móvel, completo com telas de projeção movidas a energia solar.
Ao mesmo tempo que, usando simplesmente o sol, isso era possível! Além disso, questões ambientais e de sustentabilidade são discutidas em “workshops”.
Podemos também destacar um terceiro esforço: Barefoot College, em Rajasthan, na Índia, é uma escola para mulheres analfabetas ou com habilidades rudimentares de alfabetização.
Para ensinar as mulheres das comunidades rurais a instalar e manusear painéis solares, o programa utiliza um método não acadêmico que seleciona mulheres simples com acesso limitado à educação.
Com a ajuda disso, todos na cidade entendem como acender quatro lâmpadas, recarregar um celular e usar uma lanterna com kits de energia solar.
Além disso, as usinas com capacidade de geração combinada de 958 MW já estavam instaladas no final de 2017, quando o projeto começou. O Barefoot College está aberto a mulheres de todo o mundo, especialmente as da África.
Como a Enel Green Power fez investimentos significativos neste setor, já foi nomeada “A África das energias renováveis”. Este continente possui um enorme potencial de energia solar.
De acordo com um estudo encomendado pela Enel, a urbanização na África deverá atingir 60% até 2050, acima dos atuais 50%.
Portanto, deve haver uma combinação de vários fatores, como o crescimento sustentável amparado por um crescimento econômico constante e compartilhado, na medida do possível.
Impactos ambientais no descarte de equipamentos de energia solar
Entre 75% e 80% de um painel solar fotovoltaico é composto de vidro, células fotovoltaicas de silício cristalino, alguns componentes de plástico e conexões de fios de cobre e/ou prata.
Cada componente é então transferido para sua própria estação de reciclagem após ser separado e classificado.
Entre 95 e 99% dos fabricantes de painéis solares agora podem reciclar seus produtos de maneira sustentável em todo o mundo.
No entanto, no Brasil, o tema da logística reversa ainda não foi regulamentado. Também deve-se ter em mente que os primeiros sistemas fotovoltaicos foram instalados em 2012 e que o desenvolvimento da tecnologia realmente decolou em 2017
Apesar disso, como os painéis fotovoltaicos têm uma expectativa de vida de 25 anos, ainda há vários anos antes que eles comecem a se acumular em aterros sanitários em grande escala.
Por causa do alto valor monetário desse lixo, supõe-se que ele será adequadamente tratado primeiro.
Quando a associação PV Cycle foi formada em 2007 para reunir produtores europeus de painéis solares para organizar coleta e reciclagem, criou uma rede de canais de reciclagem na França e na Europa.
Os fabricantes e exportadores de painéis solares têm a obrigação legal de aceitar gratuitamente equipamentos solares em fim de vida desde 2014.
Por isso, eles devem contribuir financeiramente para a coleta e descarte de resíduos. Essas iniciativas não apenas reduzem a demanda por matérias-primas, mas também diminuem a dependência de painéis solares fabricados na China.
Continue nos acompanhando no blog, pois sempre trazemos um conteúdo novo relacionado ao mundo da energia solar. Já pensou em instalar um sistema fotovoltaico? Tem mais dúvidas sobre o funcionamento, benefícios e payback? Fale com um dos nossos especialistas em energia solar e solicite seu orçamento sem compromisso.
- Mercado Livre de Energia Solar: Vantagens e Perspectivas! - 18 de setembro de 2024
- Bombeamento Solar: Abastecimento e Irrigação Sustentáveis! - 16 de setembro de 2024
- Autoprodutor de Energia: Benefícios para Sustentabilidade - 9 de setembro de 2024