fbpx

Rentabilidade e segurança ao investir em energia solar

Mesmo em um ano de pandemia, com uma crise econômica instaurada, o setor da energia solar teve recorde de instalações de painéis fotovoltaicos em 2020. A energia solar se torna cada vez mais um investimento rentável e seguro. Apesar disso, muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora de investir. Como um plano para o futuro, uma usina solar tem diversas garantias, não apenas ligadas à economia, mas, sim, à sustentabilidade como um todo.

A autonomia em produzir a própria energia é uma alternativa sustentável que impacta de maneira positiva na economia e na qualidade de vida. O consumo elevado de energia elétrica influencia diretamente na gestão dos negócios e nas contas pessoais. Neste sentido, as pessoas buscam reduzir os custos com a conta de luz, sendo o investimento em energia solar um grande aliado.

A partir do momento que os painéis fotovoltaicas estão em funcionamento, os consumidores estão livres de bandeiras tarifárias e das surpresas nas faturas de energia elétrica, pagando somente a tarifa mínima. Os descontos e redução podem chegar em até 90%. Um dos incentivos para a aquisição da tecnologia está a isenção de ICMS. Entre os motivadores, destaque para o aumento das tarifas de energia elétrica, a sustentabilidade e as linhas de crédito mais acessíveis e atrativas.

O consumidor quando busca uma linha de financiamento não tem nenhum tipo de desembolso, sendo possível trocar o valor da conta de luz reduzida pela parcela. Nos primeiros anos, troca-se os valores pela parcela e, no terceiro ou quarto ano, começa-se a ter ganho, que somado ao longo dos anos é muito significativo. Já quando se tem o recurso disponível e está, por exemplo, com o dinheiro aplicado, a pessoa vai ter um ganho maior instalando a usina solar. Desta forma, passa-se diretamente a ter economia mensal por muitos anos.

A economia com a conta de luz permite o investimento em outros setores do negócio ou da vida pessoal. É um investimento excelente, com retorno e payback atrativo. Estima-se um retorno de 20%, dependendo da região 25% ao ano sobre o capital investido.

A qualidade e segurança também são itens essenciais na compra de um sistema fotovoltaico. Um equipamento de fácil instalação, com bastante durabilidade e baixa manutenção, com foco em limpeza periódica. A instalação pode ser no telhado, ligado à fiação existente, sem grandes alterações na rede elétrica atual, o que gera uma grande economia no orçamento. Os painéis solares possuem longa vida útil, com garantia de produção de 25 anos, um ótimo custo-benefício.

Com o investimento em energia solar, residências, indústrias ou empresas passam a ser autossustentáveis, a terem valorização do imóvel, produção de energia inesgotável e limpa, o que não polui o meio ambiente. Para 2021, a expectativa de crescimento do setor fotovoltaico é grande, com geração de empregos significativos. Para quem quiser investir nos painéis solares, a hora é agora, quanto antes o investimento for feito, mais rápido será o retorno.

Compartilhar:

Faça uma simulação