fbpx

Tipos de sustentabilidade

Qual é a primeira coisa que vem à mente quando você ouve a palavra “sustentabilidade”?

É possível que as situações de coleta seletiva, reciclagem e economia de água e energia sejam as mais relacionadas entre si.

No entanto, a realidade é que o conceito de sustentabilidade se aplica a uma gama muito mais ampla de domínios e campos, e também pode ser encontrado em uma ampla variedade de aspectos da vida cotidiana até mesmo o consumo de alimentos.

A seguir, conheça o que é sustentabilidade e, principalmente, descubra os tipos de sustentabilidade.

Vem com a gente!

O que é sustentabilidade?

Há alternativas ecologicamente responsáveis, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas constituem a base da noção de sustentabilidade.

Dito de outra forma, ser sustentável é respeitar o meio ambiente e atender às necessidades da geração atual, tudo isso sem colocar em risco o padrão de vida desta ou das gerações vindouras.

É buscar outras opções que possibilitem a preservação do meio ambiente, como reduzir a quantidade de lixo produzido e o uso de agrotóxicos nas plantações.

Esses são alguns exemplos. Além disso, a sustentabilidade busca alternativas econômicas viáveis e justiça social, com o objetivo de reduzir a injustiça social e estimular o respeito e o equilíbrio entre os diversos povos e culturas. Isso pode ser visto como uma abordagem de três frentes para alcançar a sustentabilidade.

Tripé da Sustentabilidade

O conceito do tripé da sustentabilidade refere-se a um agrupamento de três fatores considerados de suma importância para a administração de um negócio. Eles são chamados de aspectos sociais, ambientais e empresariais.

De acordo com a ideia, essas três facetas devem sempre interagir harmoniosamente na direção de um negócio, garantindo que a integridade da terra e da sociedade seja mantida durante a ascensão da atividade econômica.

O tripé da sustentabilidade, que também atende pelo nome de triple bottom line, foi idealizado no ano de 1994 por John Elkington, empresário britânico. Elkington é considerado em todo o mundo como o “pai da sustentabilidade” devido às suas realizações no campo do crescimento da empresa.

Tipos de sustentabilidade

Sustentabilidade ambiental

A preservação do ambiente natural refeição um todo é essencial para a sustentabilidade ambiental.

Ou, dito de outra forma, trata-se de preservar os ecossistemas como um todo, desde o primeiro agente biológico ou não biológico da cadeia até o elo final dela.

Aliás, o Ignacy Sachs, um economista francês, define a sustentabilidade ambiental como a capacidade dos ecossistemas de se manterem apesar da interferência humana.

Por isso, há um forte desejo de reduzir a quantidade de recursos naturais que são desperdiçados, bem como garantir que eles sejam manejados adequadamente e descartados de forma ecologicamente correta, entre outros fatores.

Enfim, considerando as características únicas de cada região e contexto, a sustentabilidade ambiental e ecológica ajuda, portanto, a criar alternativas saudáveis.

Sustentabilidade social

Uma sociedade socialmente sustentável prioriza a saúde e a felicidade de sua população sobre os interesses de qualquer indivíduo.

Para atingir esse objetivo, é necessária a participação da população, pois ajudará a reforçar os planos de desenvolvimento social, bem como o acesso à educação, cultura e saúde.

Sustentabilidade empresarial

O conceito de sustentabilidade está no centro de um número significativo de estratégias de RSE (Responsabilidade Social Empresarial) implementadas hoje em dia.

As preferências dos consumidores e a consciência pública estão gradualmente mudando para produtos e práticas ecologicamente corretos no setor comercial.

As pessoas estão se tornando mais conscientes das implicações ecológicas e sociais das decisões que tomam.

Nesse caso, a corporação mantém uma abordagem responsável em relação aos princípios de responsabilidade social e ambiental.

Além de ter como fundamento a proteção do mundo natural e a valorização da vida da população em geral.

Sustentabilidade econômica

Um modelo de gestão sustentável é necessário para alcançar a sustentabilidade econômica.

Isso exige a administração eficaz dos recursos naturais, cujos objetivos são promover a expansão econômica, o progresso social e uma distribuição de renda mais equitativa.

Em poucas palavras, refere-se ao potencial de uma pessoa para gerar, dispersar e fazer uso da riqueza que é gerada pelo homem, com o objetivo de alcançar uma distribuição equitativa de renda.

Sustentabilidade agrícola

A agricultura é um dos setores econômicos que mais usam os recursos fornecidos pelo mundo natural.

Nesse sentido, adotar a noção de sustentabilidade nesse ambiente envolve extrair o que é essencial para a produção de alimentos, mas ao mesmo tempo garantir que as gerações futuras também tenham a oportunidade de satisfazer suas demandas produtivas e desfrutar de qualidade de vida.

Tudo isso, é claro, deve incorporar inexoravelmente o respeito pelo mundo natural circundante.

Sustentabilidade cultural

A economia, o meio ambiente e a esfera social são os três pilares da sustentabilidade. Um novo pilar foi estabelecido recentemente: a cultura.

A sustentabilidade cultural é o processo de incutir valores culturais nos indivíduos, mantendo-se ambientalmente consciente.

As pessoas devem entender como funcionam os mecanismos de preservação, onde se encaixam nesse contexto e como ações simples podem impactar o planeta.

Inclusive, as pessoas precisam da cultura para entender o real significado da manutenção e proteção dos recursos naturais, bem como para desempenhar um papel vital no crescimento do país e do mundo.

A preservação das raízes culturais dos sertanejos, índios e ribeirinhos, que tem como foco preservar o meio em que vivem, colher o que a terra produz e respeitar a natureza é essencial para que a sustentabilidade seja aplicada em todas as esferas da sociedade para que a sustentabilidade seja aplicada em todas as esferas da sociedade.

A sustentabilidade cultural também é uma sociedade em que todos trabalham juntos para tornar o mundo um lugar melhor.

Só haverá benefícios se não houver necessidade de intervir nos costumes e atividades cotidianas de um povo.

Não há necessidade de investir dinheiro na preservação de uma cultura local porque ela existe há séculos.

O que precisa ser feito é lutar por sua continuação, em vez de interferir em seu curso normal.

A preservação do patrimônio cultural e a promoção do turismo são exemplos de ações que contribuem para a sustentabilidade cultural.

Todos trabalham juntos para tornar o mundo um lugar melhor e, como parte desse esforço, também devem se esforçar para preservar as coleções culturais e melhorar o acesso e a conscientização sobre itens que contam a história de um povo, como museus.

O primeiro passo para entender o significado da sustentabilidade cultural e quem sabe aplicá-la é entender como funcionam as tradições e os indivíduos.

Desafio de buscar a sustentabilidade para sua empresa

A sustentabilidade significa não apenas ‘ecoeficiência’, mas também ‘ecoeficiência’ para esses negócios.

Quando se trata de entender as demandas do mercado com base na lucratividade de longo prazo e atrair consumidores sustentáveis, a sustentabilidade é mais do que marketing e branding.

As empresas e as pessoas que as cercam contam com ecossistemas saudáveis ​​e produtivos, por isso a sustentabilidade deve ser um compromisso.

Não só para os negócios e a economia, mas também para o meio ambiente, a sustentabilidade é uma grande preocupação. É um grito de guerra para uma mudança social, política, tecnológica, cultural e comportamental generalizada.

Os governos precisarão definir incentivos, metas e leis para garantir condições equitativas, bem como atores da sociedade civil para nos manter responsáveis ​​e experimentar formas inovadoras de fornecer serviços e produtos com impacto social benéfico.

Como empreendedores, devemos considerar os recursos presentes, que são limitados, e considerar propostas, empreendedoras ou não, que considerem essa parte do ambiente.

O desenvolvimento de iniciativas sustentáveis ​​está se tornando cada vez mais um pré-requisito para novos produtos e serviços, em vez de apenas uma diferenciação de mercado “verde”.

Como uma empresa pode colocar em pratica a sustentabildade?

É interessantes buscar constantemente a prioridade à geração de energia limpa, como a do sol e do vento, onde quer que seja uma opção.

E mesmo que, por um lado, o compromisso financeiro seja de longo prazo, os benefícios, do ponto de vista da sustentabilidade, podem ser percebidos imediatamente!

Agora que você aprendeu os tipos de sustentabilidade, entre em contato com a Solled Energia e adquira o melhor serviço de energia solar para o seu negócio!

Compartilhar:

Faça uma simulação