fbpx

Rio Grande do Sul tem a primeira escola estadual com sistema de energia fotovoltaica

No contexto brasileiro, o Rio Grande do Sul vem ampliando a implantação de micro usinas solares, para produção de energia para residências, empresas e instituições. Em 2015, o Estado ficou em terceiro lugar no país na geração de energia solar. Nesta sexta-feira, 12 de agosto, o município de Lagoa Bonita do Sul, na região Centro Serra do Vale do Rio Pardo, inaugura o primeiro sistema de energia fotovoltaica numa escola estadual. O evento, às 16 horas, na Escola Estadual de Ensino Médio José Luchese, contará com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori.

O Projeto Fotovoltaico, implementado em Lagoa Bonita do Sul, é uma iniciativa da Japan Tobacco International (JTI), em parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). No local, foram instalados 25 painéis solares de 315 Watts cada um, com capacidade de geração média de 945 KW por mês, o que representa 80% da necessidade da escola. Com a economia, o Governo do Estado vai adotar uma das oficinas do Programa Alcançando a Redução do Trabalho Infantil pelo suporte à Educação (ARISE), desenvolvido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pela ONG Winrock Internacional (WI) e pela JTI, no contraturno escolar, visando contribuir para a erradicação do trabalho infantil na região. Com esta iniciativa, a JTI passa a fazer parte do Programa do Governo do Estado Escola Melhor: Sociedade Melhor, que busca, através de parcerias, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino na Rede Pública Estadual.

Saiba mais: O sistema fotovoltaico implantado na escola é on-grid, ou seja, ligado à rede de abastecimento de energia elétrica da AES Sul, com monitoramento via wi-fi e acompanhamento da produção diária, mensal e anual. De acordo com o responsável técnico pela micro usina solar e diretor da Solled Eficiência Energética, Josué Lopes Farias, além de diminuir a conta de luz em 80%, a escola ainda vai reduzir a produção de 2.550 quilos de CO2 (gás carbônico) por ano, contribuindo para a diminuição do efeito estufa. “É um sistema limpo, eficiente e sustentável, que mostra benefícios não somente para quem implanta, mas a para toda a sociedade”, destaca.

Como funciona: A energia fotovoltaica funciona através de semicondutores, geralmente de silício, que são fixados em placas que formam um painel solar. Quando exposto à luz solar, parte deste material absorve partículas de energia provindas dela, chamados de fótons, que interagem com elétrons se movimentando e gerando uma corrente elétrica. Sendo assim, quanto maior a luz solar, mais energia elétrica estará circulando. Todo o processo, por não ser mecânico, é considerado ecológico, silencioso e limpo.

plugins premium WordPress
Faça uma simulação