fbpx

O que significa energia injetada?

Embora exista uma grande apelo ambiental uma vez que a energia fotovoltaica é uma das tecnologias de geração elétrica mais limpas já inventadas pelo homem

No entanto, uma das dúvidas mais frequentes de quem considera instalar energia fotovoltaica é o quanto seu sistema fotovoltaico gerou, a quantia que é descontada no cálculo dos créditos de energia, a energia injetada.

Tem interesse em saber mais sobre a energia injetada?

Continue a leitura até o final para saber a resposta dessa pergunta e outros assuntos relacionados!

Antes de tudo, o que é energia solar?

A tecnologia de células fotovoltaicas pode converter a energia solar diretamente em eletricidade.

É vista como uma tecnologia do futuro, pois faz uso do Sol, que é uma fonte limpa e inesgotável.

Neste momento, a viabilidade econômica da tecnologia está limitada a pequenas aplicações em sistemas rurais remotos (iluminação, água, etc.), serviços profissionais (relés de sinais, aplicações navais) e bens de consumo (relógios, calculadoras).

No entanto, sabe-se que o mercado fotovoltaico é apenas uma fração do que poderia ser, pois uma parcela substancial da população mundial, aproximadamente 1 bilhão de pessoas ou cerca de 20% da população mundial, vive em regiões rurais e não tem acesso à eletricidade.

Como funciona a energia solar?

A energia solar pode ser captada e convertida de diversas formas, incluindo sistemas fotovoltaicos, de aquecimento solar e heliotérmicos (este último é o único que não pode ser utilizado em residências).

Quando você escolhe um sistema de energia solar fotovoltaica, a concessionária substitui seu relógio de luz por um relógio bidirecional.

Ele passa a rastrear tanto a energia que entra em seu estabelecimento pela rede elétrica, como à noite quando não há sol, quanto a energia que é injetada na rede da concessionária, que é a energia que não é consumida durante a geração do sistema solar fotovoltaico em sua casa ou outro estabelecimento, que chamamos de “excedente”.

Isso ocorre porque você ganha um crédito de energia da rede tradicional se gerar mais energia do que usa.

Esse crédito, ou energia gerada mas não consumida no momento, é acessível para uso e pode durar até 5 anos em períodos de geração reduzida.

Além disso, é importante pontuar que não se trata de venda de energia extra, que é ilegal no Brasil.

É basicamente um sistema de compensação de energia regido pela Resolução 482/2012 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que estabelece critérios para o setor.

Muito mais do que o uso privado, a energia solar também é utilizada em redes de iluminação pública, principalmente em estradas e rodovias, onde pequenos painéis são instalados acima das lâmpadas e são responsáveis ​​por captar, armazenar e utilizar a radiação solar.

Qual o diferencial da energia solar em relação a outras energias limpas?

A energia hidrelétrica, que atualmente é a mais utilizada na maioria das nações, pode ser chamada de limpa, mas traz gastos substanciais de manutenção e distribuição, além de consequências ambientais indiretas.

A energia eólica e geotérmica também podem ser mencionadas como fontes de energia limpa. O primeiro emprega uma turbina eólica combinada com um enorme cata-vento, que é colocado em áreas com condições climáticas ideais. No entanto, suas comodidades ocupam muito espaço e dependem do clima para funcionar.

A energia geotérmica, por outro lado, é escassa, pois depende de certos elementos, como gêiseres ou escavações de 100 metros de comprimento, para chegar a locais com alto calor.

Ambos têm pouco incentivo econômico para serem desenvolvidos em maior escala por causa dessas qualidades.

O sol, ao contrário das brisas benéficas e do calor do interior da Terra, é um suprimento abundante. Ainda é possível fazer uso efetivo da captação de energia em dias nublados, dependendo do tipo de captação de energia.

Por fim, somente a energia solar fotovoltaica pode ser gerada em sua própria casa ou empresa, com investimento relativamente baixo na transmissão pelo sistema on-grid ou com custo zero de transmissão se for usado com o sistema off-grid.

Qual a manutenção necessária?

Os sistemas solares são normalmente mantidos limpando seus componentes para que poeira, poluição e outras partículas no ar não diminuam a eficácia dos painéis de captura.

A limpeza deve ser feita a cada 6 meses, de acordo com as normas internacionais, pois a chuva, em geral, é responsável por manter os painéis limpos o suficiente para permitir a captação da energia solar por um curto período.

A limpeza deve ser feita com mais frequência durante a estação seca, em áreas severamente poluídas, principalmente em ruas com muito tráfego de veículos.

Na maioria das situações, no entanto, sua manutenção é simples, bastando lavar com bastante água e sabão neutro. VIDEO DE ORIENTAÇÃO DE LIMPEZA NOSSO YOUTUBE

Os produtos abrasivos que deixam manchas nunca devem ser usados, pois obstruem o processo de captura.

Ao contrário das placas fotovoltaicas, que possuem grande resiliência, cuidados especiais devem ser tomados com as placas de energia fototérmica, que são bem mais quebradiças.

A limpeza deve ser feita no início da manhã, no final da tarde ou em dias mais frios ou nublados. Isso ocorre porque a luz solar direta faz com que a água evapore mais rapidamente, limitando a eficiência da limpeza. Não utilize lava jato e cuidado para não pisar nos módulos, isso poderá danificar o seu sistema de energia solar.

Se você não tiver o equipamento de segurança adequado, não tente subir no telhado. Aliás, se o serviço for realizado em local alto ou de difícil acesso, não hesite em contratar um profissional competente (principalmente no quesito segurança).

Como resultado, você valoriza sua própria segurança, bem como a qualidade do seu painel solar.

Afinal, este é um dos poucos custos que você terá que incorrer para manter seu sistema funcionando em plena capacidade.

Vale destacar que o painel fotovoltaico pode sobreviver por mais de 35 anos e vem com uma garantia de eficiência padrão, ou seja, uma garantia de desempenho de 25 anos em 80% do seu desempenho original.

Mas o que é energia injetada?

A energia injetada representa a quantidade de eletricidade gerada pelo seu sistema solar, e é o valor que deve ser descontado no cálculo dos créditos de energia.

Quando a energia injetada passa pelo medidor de energia, é registrada como código 103, 93 ou 55 (depende do modelo do medidor bidirecional que foi instalado).

Esta é a quantidade de “energia injetada” ou “energia compensada” que aparece no seu extrato.

Apenas ressaltando que embora exista o “consumo imediato”, ele não representa toda a energia produzida. Siga os valores no programa de monitoramento para verificar a produção real de energia do sistema.

Qual a diferença entre energia ativa e injetada?

A energia ativa injetada é a energia extra gerada pelo sistema solar que não foi imediatamente absorvida pelas cargas UC (Unidade Consumidora), e a energia ativa fornecida é a energia fornecida pela concessionária de distribuição.

O que é energia injetada kWh HFP?

A energia injetada kWh HFP tem um valor em reais da energia injetada pela usina geradora é computado de forma semelhante ao que foi feito na linha de Energia Compensada de kWh Isento. Os impostos também não são levados em consideração no cálculo da taxa.

Como calcular a energia injetada na rede?

As medições ou simulações de SFCR (produção de energia elétrica em sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica) podem ser usadas para determinar a quantidade de energia bombeada para a rede.

Na primeira situação, as medições devem ser feitas com um wattímetro (os valores de potência devem ser integrados) ou um medidor de energia.

Agora que você sabe o que significa energia injetada, entre em contato com a Solled Energia e adquira o melhor serviço de energia solar para o seu negócio!

MARA ANDREA SCHWENGBER

plugins premium WordPress
Faça uma simulação