fbpx

Quais são os 10 países que mais utilizam energia solar no mundo?

O uso da energia solar fotovoltaica como alternativa de geração de energia está crescendo em popularidade em todo o mundo.

Mesmo em países considerados mais frios e com níveis mais baixos de radiação solar, há abundância dela.

As fontes de energia renovável estão se tornando mais populares entre os consumidores, bem como governos e empresas privadas, como forma de reduzir seu impacto ambiental e economizar dinheiro, reduzindo sua dependência de combustíveis fósseis.

Quer saber quais são os 10 países que mais utilizam energia solar no mundo?

Então, acompanhe este conteúdo até o final.

1. China

A partir de agora, a China tem o mais alto nível de compromisso com a mudança de combustíveis fósseis para fontes renováveis de energia do mundo.

Durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2020, o país se comprometeu a eliminar todas as emissões de gases de efeito estufa nos próximos 40 anos.

Além disso, US$ 276 bilhões, ou um terço do investimento total mundial em medidas de transição energética em 2021, foi investido pela China.

2. Japão

A energia solar é gerada no Japão desde o final da década de 1990, tornando-se uma das formas de energia renovável mais populares do mundo.

Os painéis e células fotovoltaicas residenciais são fabricados em grandes quantidades no Japão. Além disso, nesse país o índice diário de radiação solar está entre 4,3 e 4,8 kWh/m2.

O Japão é um país com uma pequena área e muito terreno irregular.

A população de mais de 125 milhões de habitantes do país necessita de soluções de fornecimento de energia inovadoras e futuristas para atender às suas necessidades.

Além disso, esse país conta com fornecedores estrangeiros para 80% de seu fornecimento.

3. Estados Unidos

De acordo com um relatório divulgado pelo governo Joe Biden em 2021, os Estados Unidos esperam que 45% do consumo total de energia do país venha de fontes solares até 2050.

Para atingir esse objetivo, o Departamento de Energia dos EUA diz que serão necessárias “reduções significativas de custos, apoio a políticas públicas e eletrificação em larga escala” para que a energia solar seja bem-sucedida.

Pouco menos de 80 gigawatts (GW) de eletricidade serão gerados por painéis fotovoltaicos e usinas solares térmicas nos Estados Unidos até 2020, o que representa 3% da demanda de eletricidade do país.

4. Alemanha

No que se refere à energia, a população mundial tem vivenciado uma série de mudanças e incertezas.

Esses desenvolvimentos levaram a um aumento no uso de fontes de energia renováveis, incluindo a energia solar. A Alemanha, por exemplo, apesar de ter níveis mais baixos de radiação solar, é líder no mercado global.

Por causa de suas políticas de incentivo ao uso de energia renovável, o país é visto como um modelo para outros países e o mundo em geral para o desenvolvimento da energia solar.

A população alemã enfrenta atualmente uma série de desafios em seus esforços para eliminar gradativamente as usinas de carvão e nuclear, mas o uso da energia solar tem sido fundamental nesse processo.

5. Índia

A Índia é uma das empresas de energia solar que mais cresce no mundo, com capacidade instalada de energia solar atingindo 28,18 GW em março de 2019 e o país sendo o gerador de energia solar de menor custo do mundo.

Aliás, o governo estabeleceu uma meta de 20 gigawatts de capacidade para 2022, que foi cumprida quatro anos antes do previsto em 2018.

6. Itália

A geração de energia do mundo de 6% é contabilizada pelos 19.330 megawatts de capacidade instalada na Itália, o que o coloca em sexto lugar na nossa lista. Os drones movidos a energia solar são usados em residências, indústrias e outros negócios em todo o país.

Em 2018, a Enel, empresa italiana de energia solar com décadas de experiência, adquiriu uma participação majoritária na Eletropaulo.

São 819 megawatts de capacidade instalada de geração solar para esta empresa, que está envolvida na produção, transmissão e distribuição de energia no Brasil (no solo do Brasil).

Aliás, o crescimento do setor pode ser acelerado com sua entrada no mercado do Brasil..

7. Inglaterra

O Reino Unido se estabeleceu como um importante país produtor de energia solar devido a iniciativas governamentais que incentivam escolas, empresas e residências a instalar painéis solares, bem como uma redução no custo da tecnologia fotovoltaica.

A energia solar contribuiu com 3,4% da geração total de eletricidade no Reino Unido em 2017, acima dos 3,1% em 2016. Até 2020, o governo espera que 4 milhões de residências sejam movidas a energia solar.

8. Austrália

Em 2018, a energia fotovoltaica contribuiu com 5,2% da geração de eletricidade da Austrália e o país possui mais de 12.035 MW de energia solar fotovoltaica instalada em março de 2019, com 4.068 MW instalados nos 12 meses anteriores.

Um total de 59 projetos de energia solar fotovoltaica com capacidade total instalada de 2.881 MW também estão em construção, foram concluídos ou estão programados para iniciar a construção após o fechamento financeiro.

Porém, muitos afirmam que apesar de ter sol, recursos e infraestrutura para isso, a Austrália ainda produz uma pequena porcentagem de sua energia através da energia solar.

9. França

No primeiro semestre de 2018, o mercado solar francês cresceu 59%, devido principalmente a instalações solares de grande escala.

No geral, a capacidade fotovoltaica total instalada do país ultrapassou 8,5 GW, com a capacidade fotovoltaica recém-instalada atingindo 479 MW.

A França está em constante desenvolvimento como geradora desta fonte de energia amiga do ambiente, graças ao seu espírito político, indústria energética estabelecida e economia forte.

10. Coreia do Sul

A Coreia do Sul quer adicionar 30 GW de capacidade fotovoltaica até 2030 para melhorar o atual desempenho de baixa energia renovável do país, com 9% dessa capacidade sendo construída em Saemangeum e 14 GW de energia solar a serem instalados antes de 2020.

Brasil entre os países que mais utilizam energia solar? (H2)

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o potencial alojado de energia solar no mercado nacional ultrapassou 2,5 gigawatts em 2018, um aumento de quase 115% em relação a 2017. (ABSOLAR).

No entanto, esta forma de energia representa apenas 0,8% do consumo total de energia no país. As usinas hidrelétricas e termelétricas fornecem a maior parte da geração nacional de energia.

A ascensão do setor deve ser auxiliada por programas governamentais como o Renovabio, que visa aumentar o uso de fontes alternativas e renováveis de energia.

Além disso, a expansão de linhas de financiamento e programas de incentivos voltados principalmente para usuários domésticos e agricultores ajudarão a alavancar o mercado.

O grande potencial do Brasil para energia solar

O Brasil possui várias características naturais que contribuem para a propagação da energia solar, incluindo clima tropical, solo fértil e um longo litoral.

A alta incidência de raios solares e o enorme espaço territorial contribuem principalmente para a redução de custos, pois são inúmeras as possibilidades de instalação de painéis solares.

Ao mesmo tempo, a energia solar é atualmente a fonte de energia renovável mais econômica do país.

Por isso, há muitas oportunidades de emprego e empreendedorismo nesse mercado. O boom começou em 2012, quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabeleceu um marco regulatório para a energia solar.

Em 2019, o setor somou cerca de 63 mil empregos e captou mais de R$ 10 bilhões em investimentos. Espera-se que os sistemas de energia solar representem cerca de metade dos sistemas de energia do mundo até 2050, de acordo com as projeções.

Havia grandes expectativas de um crescimento de 4 GW na geração de energia até 2020. O surto de Covid-19, no entanto, descarrilou os planos.

No entanto, uma vez controlada a epidemia, há perspectivas fortes e positivas para a recuperação do setor.

Como resultado, o setor de energia solar no Brasil tem fortes aspirações de crescimento.

Ser o primeiro na América Latina eleva nosso país a um patamar superior, promovendo intercâmbios e alianças transnacionais.

Além disso, no Brasil o crescimento do setor de energia solar estimula a formação de novos negócios e franquias. Esta é uma oportunidade fantástica para contribuir para o crescimento do setor, rentabilizar a atividade e criar novos postos de trabalho.

Agora que você conheceu quais são os 10 países que mais utilizam energia solar no mundo, entre em contato com a Solled Energia e adquira o melhor serviço de energia solar para o seu negócio!

MARA ANDREA SCHWENGBER

plugins premium WordPress
Faça uma simulação