fbpx

Como é projetado um sistema de energia solar?

Já parou para pensar como é projetado um sistema de energia solar? Será que existe algum programa para ajudar a projetar um sistema de energia solar? Vale a pena fazer o investimento nesse programa?

Com essas questões em mente, elaboramos este artigo para tratar sobre como pode ser projetado um sistema de energia solar e o papel de softwares específicos nisso tudo.

Tudo pronto para começar? Então, vamos lá!

A importância de uma análise técnica embasada por softwares

No projeto de sistemas solares, softwares ou programas de computador que executam cálculos com mais rapidez e precisão são aliados inestimáveis. Um software específico para energia solar pode mapear a instalação e fazer previsões sobre a geração de energia e possíveis ajustes.

Ele antecipa plantas próximas, edifícios, cortes de telhados, antenas e qualquer outra coisa que possa sombrear os painéis fotovoltaicos. Ele também faz cálculos precisos de geração de energia com base na localização, inclinação e posição do sistema.

O software usa estatísticas para mostrar que o investimento não foi superestimado ou subestimado, mas foi feito no valor adequado. Com isso o cliente não terá preocupações com o projeto no futuro, sabendo que a instalação contém a quantidade exata necessária para alimentar a casa e atender a demanda de energia.

O software elimina eventuais erros de cálculo, que podem impactar no resultado final do projeto, além de incomodar as pessoas que contrataram o serviço. Os programas fornecem o número adequado de placas (dimensionamento do orçamento) para atender o consumo de energia do local.

Outra vantagem é a precisão, o software permite especificar quanta energia será necessária e, em seguida, definir as ferramentas para atender a essa necessidade.

Como você pode ver, usar um software para planejar a instalação de um sistema solar fotovoltaico é uma forma muito segura de obter informações precisas em um projeto de um sistema de energia solar.

O que é o Solergo?

O Solergo foi o primeiro programa a ser traduzido para o português e adaptado para uso no Brasil e rapidamente se tornou um sucesso.

Ele faz parte de um grupo de programas para desenhar diagramas elétricos.

Sua principal força está neste aspecto: os dados fornecem normas e catálogos de equipamentos de proteção.

Com variedade de importação limitada, o aplicativo conta com imagens de satélite e extrusão de construção.

O fluxo de trabalho Solergo pressupõe que o projetista iniciou o projeto em software CAD para determinar a quantidade de módulos a serem instalados em cada telhado, fase que idealmente deveria ser fornecida pelo software de planejamento fotovoltaico.

Por que o Solergo?

O Solergo é bastante interessante porque é o primeiro programa desse tipo em português e se adequou às exigências brasileiras.

Você também obterá os seguintes benefícios:

  • Gestão de sistemas de todos os tipos.
  • Relatório técnico sobre o projeto.
  • Análise de rentabilidade na forma de relatório econômico.
  • A folha de dados final do sistema.
  • Layout do sistema topográfico.
  • Diagramas elétricos.

Alguns dos recursos do Solergo

Gestão ordem de trabalho

A princípio existe a gestão de ordem de trabalho combinada com compartilhamento de projetos em uma rede.

Além disso, há a gestão de perfil de usuário para acesso a arquivos caso a caso. O pessoal responsável e técnico é definido no recurso da gestão ordem de trabalho.

Por fim, os dados pessoais dos técnicos responsáveis são mantidos em arquivo que pode ser acessado pela gestão ordem de trabalho.

Arquivos dos dados climáticos

Existe a base de dados de clima compatível com padrões internacionais ou “Atlas Brasileiro” Ed. 2017 usando o banco de dados SONDA do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Além disso, a importação de PV-GIS permite gerar e expandir o arquivo de dados climáticos.

Definição do sistema

A localização do ponto de interesse é determinada usando a interface “Google Maps”, com a opção de salvar imagens de satélite úteis para o layout. Estão disponíveis sistemas fixos ou de rastreamento em um ou dois eixos.

Além disso, as condições de albedo são definidas em detalhes mensais.

Ao mesmo tempo, o azimute e a inclinação ideal de módulos solares para sistemas estacionários são encontrados no recurso de definição do sistema.

É também usado um cálculo de radiação com base em dados climáticos selecionados. Você também consegue realizar cálculo da potência ótima do sistema fotovoltaico em relação ao uso declarado.

Enfim, tudo isso pode ser feito com o recurso à definição do sistema.

Sombreamentos

O diagrama de sombras é gerado automaticamente a partir de imagens digitais do horizonte visto através do local de instalação.

É possível editar o diagrama diretamente para permitir a adição de novos elementos (obstáculos futuros).

Em relação ao diagrama de sombras, avalia-se o sombreamento recíproco entre os painéis.

Obstruções próximas, como chaminés, antenas e balaústres, devem ser definidas.

No plano de base dos módulos fotovoltaicos, há proteção de sombra devido a barreiras próximas, mesmo que não sejam coplanares.

Por fim, com o recurso de sombreamentos você consegue fazer o cálculo da perda de energia devido à sombra por barreiras circundantes, incluindo um estudo de um módulo solar baseado em um modelo diodo de bypass e no índice de luminosidade do local.

Otimizadores de potência

São gerenciados otimizadores de energia fotovoltaica (como Solaredge ou similar) com módulos em série ou paralelo.

Além disso, os otimizadores são usados para calcular a energia adequada e cálculos econômicos.

Configuração do inversor

Aqui você terá uma seleção do inversor com base em parâmetros de economia de energia e custos.

Com isso você consegue conectar os módulos do painel e analisar várias combinações possíveis em conexão com os rastreadores montados no inversor.

Dimensionamento elétrico dos cabos

Com o recurso de dimensionamento elétrico dos cabos você faz o lado contínuo e alternado no cálculo do cabo de BT de acordo com as tabelas NBR e IEC/UNEL e UNE. As quedas de tensão e as perdas de dissipação são calculadas e se consegue fazer uma lista de cabos organizados por função e tipo.

Diagramas elétricos

Esquema elétrico do sistema, unifilar e multifilar, com indicações e definições de configurações de treino, com entrega em BT ou MT.

Você também consegue exportar diagramas em formato DWG para uso com CADelet, Eplus e iDEA.

Lista de materiais

É possível fazer um cálculo do sistema como um todo, incluindo módulos e suportes, inversores, diversos tipos de cabos, painéis elétricos e proteções, acessórios de trabalho e custos de planejamento.

Também se pode fazer estimativa da economia global, com opção de análise de preço ou custo e cálculo da margem de contribuição.

Análises dos consumos

Se consegue carregar arquivos usados em um ambiente doméstico e residencial.

As cargas são definidas por suas tipologias (contínua, intermitente e dependente) e sua progressão ao longo do tempo.

Você também consegue fazer gestão de perfis de consumo para agregação de cargas atuais.

Além disso, você observar os intervalos de hora em hora ou 15 minutos para análise de energia do sistema, com possibilidade de utilização dos dados de consumo fornecidos pelas distribuidoras em arquivo .xls.

Por fim, o fator de contemporaneidade é determinado analiticamente em relação ao diagrama de produtividade e ao perfil de consumo.

Outros programas para projetar um sistema de energia solar

O software de projeto de sistemas fotovoltaicos é crucial para o projetista construir soluções de forma rápida e eficiente, simular resultados e agilizar o processo de estabelecimento de um projeto.

Além disso, o escopo, custo e facilidade de uso das ferramentas computacionais variam.

Cada projetista tem seus próprios requisitos exclusivos: para pequenos projetos, a capacidade de analisar rapidamente coberturas difíceis em 3D é fundamental, mas para a construção de uma grande planta, o ajuste fino dos dados de simulação é fundamental.

Conheça outros softwares, além do Solergo, para projetar um sistema de energia solar:

  • PV Sol
  • Homer Pro – Homer Energy
  • PV F-Chart – Software F-Chart
  • PVsyst – Pvsyst SA
  • RETscreen – Recursos Naturais Canadá
  • System Advisor Model (SAM) – National Renewable Energy Laboratory (NREL)
  • Solar Pro – Laplace Systems
  • SolarEdge Designer
  • HelioScope

Como você pode ver, usar um software para planejar a instalação de um sistema solar fotovoltaico é uma forma muito segura de obter informações precisas na hora de projetar um sistema de energia solar.

Não fique preocupado com os programas para projetar um sistema de energia solar!

A Solled Energia usa o melhor dos softwares para dimensionar o seu sistema e lhe oferecer o melhor em eficiência.

Continue nos acompanhando no blog, pois sempre trazemos um conteúdo novo relacionado ao universo da energia solar.  Já pensou em instalar um sistema fotovoltaico? Tem mais dúvidas sobre o funcionamento, benefícios e payback? Fale com um dos nossos especialistas em energia solar e solicite seu orçamento sem compromisso.

Compartilhar:

Faça uma simulação