fbpx

Cooperativa de crédito sustentável por meio da energia solar

Mais do que retorno financeiro, investir em energia solar é uma tendência de sustentabilidade na utilização de um recurso natural que gera uma energia limpa e renovável. Empresas, indústrias, residências, meio rural e outros setores estão investindo para se tornarem sustentáveis através da energia fotovoltaica. Dentro deste contexto, a Sicredi Vale do Rio Pardo, além de fomentar o crédito por meio de financiamento de sistemas de geração de energia solar, agora também coopera com o seu próprio negócio no que diz respeito à economia e à preservação do meio ambiente.

A usina fotovoltaica da cooperativa centenária tem o projeto assinado pela Solled Energia, vencedora da concorrência para a instalação do complexo solar. O projeto é inédito na área de atuação da Sicredi Vale do Rio Pardo no que diz respeito ao porte. O empreendimento conta com 1.238 módulos de 440w cada, que geram 544,720 kWp de potência instalada. Além disso, a usina solar possui sete inversores de 60.000W da marca WEG, multinacional brasileira que possui soluções em energia fotovoltaica, uma grande parceira da Solled.

O complexo fotovoltaico está localizado em Rio Pardo, no Corredor Sul América, 1055, na localidade de Linha Tamanco, às margens da rodovia BR 471. A usina solar da cooperativa de crédito vai deixar de emitir, em média, mais de 75 toneladas de CO² por ano no meio ambiente, que vai ao encontro de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), priorizados pela instituição cooperativa, Ação Contra a Mudança Global do Clima.

O sistema fotovoltaico já está gerando energia limpa e renovável para 15 agências de atendimento e para a nova sede administrativa. A Solled também é responsável por um sistema de microgeração com 37 painéis e 16,28kWp de potência instalada, que contempla a agência da Sicredi Vale do Rio Pardo em Vale Verde, pois a rede elétrica está ligada a outra distribuidora. Desta forma, a Cooperativa vai suprir 100% da sua demanda de energia convencional por meio da energia ecológica gerada pelo sol.

Compartilhar:

Faça uma simulação