fbpx

Energia solar no Brasil estará presente em mais de 10 milhões de telhados

Que o Brasil é um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, todos já sabemos. Mas, o que não dá para entender, é porque algumas das nossas potencialidades, evidenciadas pelas características climáticas do nosso país, demoram tanto para se tornar realidade. Um exemplo disso é a produção de energia solar.

O sol brilha no Brasil mais de 3 mil horas por ano, o que já nos coloca como uma potência mundial na geração de energia solar. Mesmo assim, do total da energia gerada no país, menos de 1% é produzido com sistemas solares fotovoltaicos, capazes de transformar a luz do sol em energia elétrica. Em contrapartida, países muito menores em território ou em irradiação, são os que mais utilizam energia solar no mundo: Alemanha, China, Itália, Japão e Estados Unidos.

Mas, esta realidade precisa mudar. As vantagens dos sistemas fotovoltaicos e dos sistemas off grid, como a redução na conta de energia elétrica, a valorização dos imóveis, a autossuficiência e a geração de uma energia limpa (que deixa de emitir gás carbônico na natureza) estão chamando a atenção de consumidores de todo o país. Por isso, as perspectivas são muito boas. Em 2015, o Brasil contabilizava apenas mil usinas solares instaladas. A estimativa nacional é de que na próxima década, este número chegue a 10 milhões de telhados solares.

Neste contexto, o município gaúcho de Santa Cruz do Sul, a 150 quilômetros da capital Porto Alegre (RS), sede da empresa Solled, tem se diferenciado positivamente. A cidade de 120 mil habitantes está em quarto lugar no país em número de usinas solares, superando a maioria das capitais brasileiras.

Políticas públicas de incentivo à energia solar

Com o avanço das tecnologias, a tendência é a redução do custo dos painéis fotovoltaicos e aumento da eficiência. Aliado a isso, uma política pública de incentivo à instalação destes sistemas, como acontece no Rio Grande do Sul com a isenção do ICMS, com linhas de crédito e financiamento, pode ser decisivo para o tão esperado crescimento da energia solar no Brasil. O mesmo sol que nutre o nosso corpo de vitamina D e nos dá força e vitalidade também pode suprir as necessidades de energia dos nossos lares e empresas.

plugins premium WordPress
Faça uma simulação