fbpx

Evento em Santa Cruz do Sul debate futuro do mercado de energia solar no estado

A sede administrativa da Sicredi Vale do Rio Pardo sedia, na próxima segunda-feira, 9 de maio, um encontro entre autoridades públicas, especialistas e empresários do setor de energia solar para um debate sobre o futuro do mercado fotovoltaico no estado gaúcho e no Brasil. Organizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o workshop acontece das 19 às 22h, com a presença do presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, da vice-presidente de geração distribuída da ABSOLAR, Bárbara Rubim; da coordenadora estadual da ABSOLAR no RS, Mara Schwengber; do presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo RS, e Heitor Álvaro Petry, além de demais representantes de empresas e agentes financeiros.

De acordo com a ABSOLAR, o Rio Grande do Sul está entre os três estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar na geração própria em telhados e pequenos terrenos. Segundo recente mapeamento da entidade, a região possui 1 gigawatt (GW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Neste contexto, o território gaúcho responde sozinho por 11,8% de toda a potência instalada de energia solar na modalidade, com 116.036 conexões operacionais, espalhadas por 497 municípios, ou 100% dos 497 municípios da região. Atualmente são 146.882 consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.

Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Rio Grande do Sul a atração de mais de R$ 5,9 bilhões em investimentos, geração de mais de 32,9 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 1,5 bilhão aos cofres públicos.

Participantes:
Ronaldo Koloszuk – presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR
Bárbara Rubim – vice-presidente de geração distribuída da ABSOLAR
Mara Schwengber – coordenadora estadual da ABSOLAR no RS
Heitor Álvaro Petry – presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo RS

Sobre a ABSOLAR
Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) congrega empresas e profissionais de toda a cadeia produtiva do setor solar fotovoltaico com atuação no Brasil, tanto nas áreas de geração distribuída quanto de geração centralizada. A ABSOLAR coordena, representa e defende o desenvolvimento do setor e do mercado de energia solar fotovoltaica no Brasil, promovendo e divulgando a utilização desta energia limpa, renovável e sustentável no País e representando o setor fotovoltaico brasileiro internacionalmente.

Compartilhar:

Faça uma simulação