fbpx

O que significa energia acessível?

A Energia Acessível é o tipo de energia que a maior parte da população tem acesso. Aquela energia mais econômica, sustentável e limpa. Esse é o tipo de energia que mais traz benefícios do que qualquer outra coisa.

Existem vários tipos de energia acessível, esse tipo de energia acessível vai trazer um excelente desenvolvimento sustentável. Ao longo do artigo vou tirar todas as dúvidas relacionadas a esse tipo de energia.

O que é uma energia limpa e acessível?

Existem várias fontes de energia renovável que permitem a produção de energia limpa. Os mais comumente usados ​​são água de rios e oceanos, vento, luz solar, biomassa, ondas e marés e  calor  da terra.

Todos eles estão disponíveis em maior ou menor grau de forma acessível e gratuita na Terra. Energia limpa é a energia que não emite poluentes na atmosfera e que impacta apenas a natureza onde o sistema está instalado.

É derivado de recursos renováveis, como vento, luz solar, marés, geotérmico, hidráulico, nuclear e biomassa.

Todas essas formas de energia são não poluentes em escala global com impacto mínimo no meio ambiente.

A importância dos recursos limpos está em seu potencial para substituir os combustíveis fósseis, que bombeiam grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera e aqueceram o planeta desde o século XX.

O processo de queima desses combustíveis necessários para a geração convencional de energia tem o CO2 como um de seus produtos e contribui para o aquecimento global.

Este fenômeno representa um aumento gradual das temperaturas médias atmosféricas e oceânicas causado pelo efeito estufa.

O que é energia renovável e acessível?

A energia renovável é considerada  energia verde, um modelo sustentável de produção de energia. Podemos reduzir nosso impacto ambiental, reduzir a poluição do ar, o desmatamento, a poluição do solo e da água e atender às necessidades mundiais de energia.

Além disso, este modelo permite a descentralização do sistema energético com implementações flexíveis que atendem às necessidades de diferentes setores da sociedade.

Empresas que produzem energia limpa, como aterros sanitários e projetos que utilizam biogás em projetos de energia eólica, solar e de biomassa, receberão uma quantidade de créditos de carbono equivalente às suas emissões evitadas na forma de créditos de carbono por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

Energia renovável significa toda a energia de fontes que se regeneram periodicamente na escala de tempo humana.

Em escala de produção em pequena escala, a energia gerada pelo calor das mãos ou pelo andar de  bicicleta também pode ser considerada energia renovável.

As principais vantagens das energias renováveis ​​sobre as  não renováveis ​​são a sua disponibilidade e acessibilidade, por ser abundante e inesgotável, e o facto de ser muito menos poluente do que a energia convencionalmente utilizada.

Para poder utilizar essas fontes, contamos com tecnologia que possa convertê-las em energia elétrica ou outras formas de energia  que possam ser aproveitadas.

Concentração de centros de tecnologia e áreas de pesquisa para inventar dispositivos capazes de realizar esse processo.

As energias renováveis ​​têm um apelo revolucionário, mas a verdade é que as pessoas vêm experimentando alternativas  há muito tempo. A  descoberta do fogo em si pode ser vista como o início da busca da humanidade por energia.

Quais são os tipos de energia limpa são acessíveis?

Energia Solar

A energia solar é produzida pelo sol. Esta fonte de energia é renovável e limpa, pois é amplamente disponível e tem baixo impacto ambiental. Funciona convertendo a energia térmica do sol.

A principal vantagem da energia solar é o seu forte apelo ambiental, pois é uma fonte de energia limpa e renovável.

No entanto, também existem desvantagens, como altos custos de fabricação. A energia solar é amplamente utilizada em todo o mundo como meio de diversificação da matriz energética.

O Brasil, um dos países pioneiros em seu uso, possui diversos locais de produção, principalmente na região Nordeste do Brasil.

Sob condições hidrológicas adversas com períodos de seca cada vez mais longos, a heliotermia oferece uma alternativa. Especialmente considerando que períodos de seca aumentam o potencial das células solares devido à menor cobertura de nuvens e radiação solar mais forte.

Energia Eólica

Acredita-se que a energia eólica é uma das formas pelas quais a energia do sol se manifesta, pois a energia eólica é a energia proveniente da força  do vento, e o vento é o movimento do ar como resultado do aquecimento irregular da atmosfera pela ação solar.

Essa energia contida no vento pode ser usada para gerar eletricidade. Por ser uma energia limpa e renovável, está sendo cada vez mais utilizada em todo o mundo.

A conversão da energia eólica em energia elétrica é feita por um dispositivo chamado turbina eólica. Uma turbina eólica tem uma hélice que é movida pelo vento. A energia cinética do vento é primeiro convertida em energia mecânica e depois em energia elétrica.

Em geral, os sistemas de energia eólica podem ser usados ​​em três aplicações diferentes.

A utilização de recursos limpos e inesgotáveis ​​é, sem dúvida, um grande benefício ambiental, mas não é o único. Esse tipo de produção não só não produz gases de efeito estufa, como também não produz resíduos para o meio ambiente.

Outro ponto é que o acesso à matéria-prima é barato (afinal, estamos falando de energia eólica) e o investimento para instalação e manutenção de parques eólicos é relativamente pequeno, gerando novas oportunidades de trabalho.

Geotérmicas

Como a energia geotérmica é derivada do calor do interior da Terra,  é renovável e  uma alternativa aos combustíveis fósseis para  geração de eletricidade. É produzido pelo magma, uma rocha que pode atingir 6.000 ºC, que aquece a água utilizada para gerar  energia geotérmica.

Portanto, a única fonte de energia geotérmica é  o calor, um recurso inesgotável que não agride o meio ambiente por estar abaixo da superfície da terra.

Esse processo é realizado por  usinas geotérmicas que convertem o calor interno da Terra em energia elétrica.

Esses sistemas são instalados onde há  grande quantidade de vapor e água quente, que são captados e canalizados para  reservatórios geotérmicos, onde são canalizados para turbinas que acionam geradores para geração de energia elétrica.

Biomassa

A biomassa é um material orgânico de origem vegetal ou animal que é utilizado para produzir energia. Carvão vegetal, lenha, bagaço de cana, etc.

Por ser uma fonte de energia descentralizada, de baixo custo e baixa eficiência tradicionalmente utilizada em países em desenvolvimento, faltam dados sobre a representatividade dessa fonte energética para a matriz energética mundial.

A biomassa é utilizada diretamente como combustível ou através da produção de energia a partir de processos de pirólise, gaseificação, combustão ou co-combustão de matéria orgânica presente nos ecossistemas.

As vantagens do uso da energia da biomassa são muitas: baixo custo inicial, ausência de emissões que contribuam para o efeito estufa, menos agressiva ao meio ambiente do que a energia proveniente de combustíveis fósseis e riscos ambientais reduzidos.

Energia Nuclear

Energia nuclear ou atômica é a energia produzida em usinas termonucleares que usam urânio e outros elementos como combustível.

As usinas nucleares funcionam usando calor (energia térmica) para gerar eletricidade. O calor vem da energia liberada pela fissão dos átomos de urânio.

O urânio é um recurso mineral não renovável encontrado na natureza e também é usado para produzir substâncias radioativas usadas na medicina.

Qual é a melhor fonte de energia?

O petróleo continua a ser a fonte de energia mais importante para o consumo humano. No entanto, a energia solar, embora raramente utilizada de forma direta, é muito importante em relação a outras fontes de energia, com exceção da energia nuclear.

Abaixo está uma breve descrição de cada uma das principais fontes de energia utilizadas no mundo. Os principais tipos de energia são energia mecânica, energia térmica, energia elétrica, energia química e energia nuclear.

O Brasil utiliza tanto energias não renováveis, como petróleo e gás natural, quanto energias limpas, como eletricidade, eólica e solar. Estas fontes de energia têm algumas vantagens e desvantagens. Isso significa que não destrói e polui o meio ambiente e pode até ser regenerado pelo uso.

A desvantagem mencionada é o valor do investimento inicial muitas vezes caro. Existem dois tipos de fontes de energia: renováveis ​​e não renováveis. Energia renovável ou energia limpa é a energia que se regenera naturalmente no meio ambiente.

O que fazer para economizar energia elétrica?

  • Não esqueça a luz acesa
  • Não deixe a porta da geladeira aberta
  • Não demore no banho, ainda mais se for banho quente
  • Não durma com a TV ligada
  • Não esqueça as tomadas ligadas

Qual é a fonte de energia mais limpa?

A energia hidráulica é produzida pela força do movimento da água nos rios e oceanos. Essa energia é influenciada pela radiação solar e pela energia potencial gravitacional, que causa efeitos como evaporação da água, condensação e precipitação, que são os fatores que produzem a energia hidráulica.

O uso dessa energia para produzir energia elétrica geralmente é feito por  usinas hidrelétricas.

Uma usina hidrelétrica consiste basicamente em um sistema de captação e abastecimento de água, uma barragem, uma casa de força e um canal de fuga.

A energia hidrelétrica é uma fonte de energia limpa e renovável com a maior capacidade instalada do mundo. A capacidade mundial de geração de energia renovável era de 3.064 GW.

MARA ANDREA SCHWENGBER

plugins premium WordPress
Faça uma simulação