fbpx

Energia solar em Postos de Gasolina: conheça o case do Krupp Combustíveis

Com altos custos de energia elétrica, os postos de combustíveis têm um aliado que auxilia para que o empreendimento se torne sustentável. O sol possibilita que equipamentos tecnológicos captem os raios solares no intuito de gerar energia solar. Os sistemas fotovoltaicos estão em constante crescimento para diversos segmentos e para este mercado não seria diferente. O Krupp Combustíveis, de Rolante (RS), com 10 anos de atividades, apostou no investimento nas placas solares, que permitem mais sustentabilidade ao negócio.

A microusina está em funcionamento há cerca de um ano, com 180 módulos de potência de 61,2kWp. A empresa familiar, administrada pelos irmãos Paulo e Claudio Krupp, tem como propósito a satisfação do cliente, seja em qualidade, atendimento ou produto, tudo para agregar valor à clientela. O investimento nos painéis solares vai ao encontro de tudo isso, visto que em anexo ao posto está a loja de conveniência e o Restaurante Krupp.

Paulo contou que, desde o início da empresa, eles adotaram diversos critérios sustentáveis, como por exemplo, a captação da água da chuva para utilização nos banheiros e na pista de abastecimento. Além disso, o posto busca seguir o mesmo modelo do município, de até 2035 ser referência em sustentabilidade. A energia solar é outro fator sustentável aderido e que também vai muito além do cuidado com o meio ambiente. “A gente também tem outros critérios, o fator econômico, em que estamos conseguindo diminuir o valor pago para a companhia. Estamos pagando o financiamento e está sobrando 40% em relação do que nós pagávamos de energia antes”.

A microusina é da Solled Energia, de Santa Cruz do Sul (RS), que avalia o investimento como vantajoso para o mercado de postos de combustíveis. Entre as vantagens estão a redução de custos, possibilidade de investimento em outras áreas da empresa, retorno do investimento, simples manutenção, linhas de financiamentos específicas e uma imagem positiva, principalmente por se tratar de um empreendimento que colabora com o meio ambiente. A facilidade para a instalação, pois geralmente postos têm telhados grandes, é outro fator que beneficia o investidor.

As tratativas da família Krupp com a Solled tiveram início após uma palestra no município de Rolante, em que os proprietários do posto ficaram sabendo sobre o funcionamento da energia solar e seus pontos positivos. “A opção principal pela Solled foi credibilidade, a empresa ofereceu tudo que acordou dentro da questão comercial até o final. Eles cumpriram com todos os princípios abordados. Qualidade nos produtos e confiança que eu adquiri do representante”, detalhou Paulo, que afirmou estar contente com investimento. “Estamos muito satisfeitos. Se eu tivesse algum arrependimento foi por não ter feito antes”.

Cuidados – Conforme o engenheiro responsável pelo projeto, Caio Bauen, é preciso ter alguns cuidados com estruturas de postos de combustíveis, como a verificação das condições visuais da estrutura, concepção estrutural, indicações de corrosão avançada, ou seja, uma avaliação técnica geral dos elementos que compõem a sustentação do local. As condições das telhas também são muito importantes, é preciso ficar atento à corrosão e aos cuidados com elas indicando amassamento e água acumulada.

Outro fator importante, de acordo com o engenheiro, é prever local de manutenção viável e ter cuidado especial com grandes balanços, comuns em estruturas de postos de combustíveis. “Caso haja necessidade de reforço, temos que ter o cuidado de observar o trânsito dos veículos para não interferir no layout de trabalho do mesmo”, explicou.

Compartilhar:

Faça uma simulação