fbpx

Painéis solares geram energia para produção de verduras hidropônicas

Painéis solares da propriedade em Farroupilha

Como o terceiro maior investidor em energia solar, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar), o agronegócio representa 7% do número de sistemas solares e 13,1% da potência instalada no Brasil. Em constante crescimento, a energia fotovoltaica no campo se tornou um investimento que traz diversos benefícios aos produtores rurais, como, por exemplo, economia de energia elétrica. Com a produção hidropônica de verduras, o agricultor Gilberto Paese, 52 anos, proprietário da empresa Paese Hidroponia, de Farroupilha (RS), investiu nos painéis fotovoltaicos.

O motivo do investimento é semelhante aos demais empreendedores rurais, que buscam na energia solar uma forma de economia na conta de luz, com o pensamento voltado à sustentabilidade, da utilização de uma energia mais sustentável. Os painéis fotovoltaicos estão localizados na propriedade rural da família Paese em Linha Paese, 3° distrito de Farroupilha. Além da moradia, o terreno na zona rural abriga a estufa de cultivo hidropônico.

A usina solar, composta por 18 módulos e 7,29kWp de potência instalada, está em funcionamento desde novembro do ano passado. O investimento nos painéis solares, de aproximadamente R$ 37 mil, gera uma economia estimada de mais de 260 reais. “Estamos muito felizes com o funcionamento da energia solar, as contas de luz já estão vindo com o valor bem reduzido, o que ajuda a gente a cortar gastos”.

A técnica de hidroponia, cultivo de plantas sem contato com o solo, é dependente de energia elétrica para o seu funcionamento. Na propriedade dos Paese é utilizada para o tratamento hidropônico das verduras, sendo que a luz elétrica serve para ligar os aparelhos que contam o tempo, que são acionados a cada 15 minutos e levam a água através de canos para as hortaliças. A energia solar também é para atender à demanda de energia elétrica da casa da família.

Conforme Gilberto Paese, a família indica o investimento. “Com certeza indicamos para todos que é um investimento válido, não só pra nós que temos empresa, mas para casas também”. As verduras hidropônicas cultivadas na propriedade são agrião, rúcula, radite, alface de três espécies diferentes (lisa, americana e crespa) e salsa e cebola semi-hidropônicas.

Compartilhar:

Faça uma simulação